Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Palavras, para quê ?

Antes, foi assim ….
Basílio Horta, poupa 370 mil euros/ ano em salários e avenças para fundo social de emergência”!
Jornal de Sintra edição de 8 novembro 2013 – texto: Luís Galrão

Eu tenho dois amores ...
Citação:
O novo presidente da Câmara Municipal de Sintra já ultrapassou os “370 mil euros em cortes e poupanças”, verba destinada em “grande parte para o fundo social de emergência que será colocado ao serviço das famílias mais carenciadas do concelho”, avança a autarquia em comunicado. O valor obtido nas últimas duas semanas resulta do esforço de diminuição dos custos de funcionamento, nomeadamente através da redução do número de avençados e de administradores remunerados nas empresas municipais.
Na nomeação dos novos conselhos de administração da HPEMHigiene Pública, SintraQuorum - Gestão de Equipamentos Culturais e Turísticos, Educa - Empresa Municipal de Gestão e Manutenção de Equipamentos Educativos e EMES – Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra, Basílio Horta reduziu o número de administradores remunerados de seis para apenas um, sendo os restantes cargos ocupados sobretudo por vereadores a tempo inteiro, impedidos por lei de obter uma dupla remuneração. Só esta medida permite “poupanças superiores a 15 mil euros por mês”, salienta o autarca, que assegura que “a redução de custos não coloca em causa o serviço prestado aos munícipes, a quem trabalha ou visita o concelho.”
No décimo terceiro despacho que assina, o autarca explica a decisão com a necessidade de adaptação ao regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais (RJAEL), nomeadamente quanto ao número de administradores que podem assumir funções remuneradas (um, para empresas municipais com uma média anual de proveitos igual ou superior a cinco milhões de euros, e dois, para médias superiores).  
Urge impedir que se cumpra mais um mês de obrigações de pagamento que importem nova violação aos preceitos legais vigentes”, justifica Basílio Horta, que avança que alguns dos visados tinham já requerido a exoneração!!!
O autarca recorda que os órgãos municipais já se pronunciaram quanto à intenção de fundir as empresas HPEM, SintraQuorum e Educa, mas lembra que “a lei vigente reclama que o município, independentemente do processo de fusão das empresas atualmente em curso, adapte a estrutura dos respetivos conselhos de administração às normas legais em vigor”. Assim, Basílio Horta irá assumir a presidência do conselho de administração da HPEM, juntamente com os vereadores Piedade Mendes (PS) e Pedro Ventura (CDU), como vogais. O vice-presidente e vereador Rui Pereira (PS) será o novo presidente do conselho de administração da SintraQuorum, que terá como vogais o vereador Eduardo Quinta Nova (PS) e Maria Otília Reis (PS); e da Educa, onde terá como vogais as vereadoras Piedade Mendes e Paula Neves (PSD).
Já na EMES, Basílio Horta assume o lugar de representante do município na Assembleia Geral e designa o vereador Luís Patrício (PSD) como presidente do conselho de Administração da empresa, onde será acompanhado pelo vereador Eduardo Quinta Nova e por Hugo Frederico (PS), como vogais. Fim de citação!

Presentemente ….

Basílio Horta, tem gasto em Queluz, vários milhões de euros em megalómanas obras sem que para o efeito, seja permitido que os cidadãos participem na apresentação, e façam parte da aprovação dos respetivos “projetos”, enquanto isso, vão persistindo os mais variados tipos de carências numa cidade de dúbio futuro, e progresso!!!  

Nem de propósito !

Fonte: Google

Para quem tanto tem efusivamente rejubilado, com os milhões de euros que tem ao longo dos anos andado a esbanjar, na construção de megalómanos quilómetros de ciclovias, zonas pedonais, e zonas envolventes, ao contrário de se preocupar verdadeiramente, com os interesses, as carências, e as pertinentes necessidades de Queluz, persistem algumas perguntas que carecem, igualmente de resposta!!!

 Assim sendo ...

-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na requalificação urbana em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, em parques de estacionamento em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na requalificação das principais ruas de Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na instalação do anunciado sistema de videovigilância, em todos, os pontos críticos de maior incidência da violência e criminalidade?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para uma verdadeira requalificação, nos 16 km do Rio Jamor?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a requalificação dos viveiros de ruínas urbanas, em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na remodelação de todos os jardins e parques urbanos em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a requalificação do atual programa de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a requalificação, limpeza e desinfestação dos esgotos urbanos?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a substituição de todos os contentores de resíduos sólidos urbanos destruídos, na vigência dos SMAS de Sintra?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, num adequado projeto para requalificar o escoamento do trânsito em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na Limpeza e Higiene Urbana em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para fomentar o desenvolvimento do ensino, ciência e inovação tecnológica, e a melhoria da qualificação dos recursos humanos em Queluz?
Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, no Turismo em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na limpeza, arborização, e manutenção da Mata da Matinha em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a criação de um Plano de Emergência de Protecção Civil para Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na requalificação urbana em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, em parques de estacionamento em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que sejam substituídos todos os veículos do município e da autarquia, por veículos elétricos, menos poluentes, e mais amigos do ambiente?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a melhoria da qualidade do ar em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para sensibilizar os cidadãos de Queluz, para o uso de bicicletas, promovendo para o efeito variadas iniciativas?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a criação de Serviços de Sensibilização e Educação Ambiental que visem essencialmente desenvolver ações de educação, e informação pública com o objetivo de prevenir a poluição, a deposição incorreta de resíduos e a degradação dos espaços verdes de uso público?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na requalificação das principais ruas de Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que acabem os viveiros de ruínas urbanas em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013 na remodelação de todos os jardins e parques urbanos?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a implementação de um verdadeiro programa de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a requalificação, limpeza e desinfestação dos esgotos urbanos?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, num adequado projeto para melhorar o escoamento de trânsito em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que sejam impedidos, os estacionamentos selvagens, e abusivos em segunda fila nas principais ruas de Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na fiscalização de todos os estabelecimentos de diversão noturna, e similares?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para controlar a existência de cidadãos ilegais?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a requalificação, apoio, e incentivo ao comércio tradicional?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que existe um policiamento municipal de proximidade mais eficiente, e mais ativo?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que acabem com os escoamentos de resíduos líquidos urbanos, para o leito do Rio Jamor?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a adequada requalificação e melhoramento, a todo, o espaço compreendido pelo Palácio Nacional de Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a reposição dos dois sentidos retirados ditatorialmente, em algumas das principais ruas de Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na fiscalização de todos os estabelecimentos de diversão noturna, e similares?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para a adequada fiscalização dos alvarás a todo, o tipo de estabelecimentos?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na fiscalização e o combate ao ruído urbano?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para o melhoramento de todas as questões ambientais?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, para que exista um policiamento municipal de proximidade mais eficiente e mais ativo?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na fiscalização das normas e equipamentos de segurança em todos os estabelecimentos de ensino, restauração, bares, centros comerciais, e de diversão noturna?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, na reabilitação e conservação dos espaços verdes, e defesa do meio ambiente em Queluz?
-Quantos milhões de euros é que Basílio Horta investiu desde 2013, no espaço público, para a colocação e reposição de pilaretes nos passeios?

Poderá ser isto encarado como sendo apenas uma parte, dos problemas!!!
Não querendo abusar da paciência construtiva, dos leitores do “Blog A Postura”, impõem-se no entanto, uma questão fundamental ….

O que é que em particular Queluz, e os cidadãos em geral, têm beneficiado desde 2013, com todos os megalómanos projetos promovidos por Basílio Horta, o celebérrimo autor da quão expressiva frase: “vou devolver às pessoas, aquilo que lhes pertence”?

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Desculpem, qualquer coisinha !



Tem sido uma constante, que no decorrer de todo o mandato de Paula Alexandra Almeida da Cunha Alves Presidente da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, o de celebrar pelos mais variados efeitos, o “dia do idoso”, com a organização dos mais variados tipos de iniciativas e eventos!
Realce seja feito, a que ....
Não é que exista aqui o propósito de denegrir os apoios da responsável da autarquia de Queluz, e muito menos, a todos aqueles que pelo avançado da sua idade, pertençam igualmente ao “meu clube”! 
Mas, apenas porque o caso é deveras interessante ….
…, e, senão vejamos!
Para quem ao longo dos vários anos em que tem exercido o seu conturbado mandato de responsável dos destinos nos capítulos do, desenvolvimento e o progresso da Freguesia de Queluz, e ao qual, assumiu por acréscimo a de Belas, é no mínimo surrealista e confrangedor o fato de quem em detrimento das outras classes de cidadãos, sempre teve, uma particular atenção mui especial de destaque e assinalável atenção,  pelos mais idosos, e que hoje, dia 28 de outubro de 2019, não tenha feito um destaque verdadeiramente especial, e assinalar com a devida importância e realce, a este que é, o verdadeiro dia da consagração aos idosos!!!
É no mínimo estranho!!!
O que se poderá observar, ao fazer como de costume a habitual visita ao Boletim da Junta de Freguesia de Queluz, é que na referida “publicação”, o que os cidadãos podem constatar é a uma celebração ao idoso sim, mas que veio por atacado!
Por outras palavras ….
…, é necessário recuar até ao dia 14 outubro 2019 em que foi anunciado que, no dia 31 deste mês dedicado ao Idoso, a Rede de Apoio à Idade Maior (RAIM) irá realizar a sua apresentação pública na Biblioteca Ruy Belo, em Queluz, pelas 14h00.
Ou então …..
Que, no dia 4 outubro 2019, a UF Queluz Belas informava que, “neste mês de outubro dedicado ao Idoso, a RAIM oferece um conjunto de atividades direcionadas à população sénior.
E que …..
No dia 1 outubro 2019, “a Junta de Freguesia de Queluz e Belas volta a dedicar o mês de outubro à sua população sénior, esta iniciativa, que comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro), vai decorrer ao longo de todo o mês, oferecendo um programa repleto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar, informar e, acima de tudo, garantir experiências salutares de convívio e de participação social aos nossos cidadãos de idade maior.
Destaque ainda para o lanche dançante, que terá lugar hoje dia 28, a partir das 15h00, na Quinta do Senhor da Serra, em Belas.
Entenda-se que, para além de em todos os anos existirem as mais variadas comemorações, isso não inviabiliza de modo algum, que as entidades, nomeadamente as oficiais, façam na altura apropriada a devida divulgação de cada uma delas!!!
Mas o que está aqui em causa, é que hoje, dia 28 outubro 2019, dia consagrado ao “idoso”, a tão zelosa e criteriosa autarquia de Queluz falhou em toda a linha, não levando a efeito nem promovendo nenhuma iniciativa destinada, com o devido destaque, ao dia do idoso!!!
Pensando melhor ….
….,talvez não seja oportuno precipitar-nos, é que pensando um pouco melhor, poder-se á entender que este fato, tenha ocorrido apenas, por um mero lapso!!!
E, que a UF Queluz Belas, tão cuidadosa com os seus cidadãos idosos, não tenha feito referência explicita ao dia de hoje, 28 de outubro de 2019, como sendo o dia consagrado a todos, os cidadãos idosos de Queluz e Belas!!!
E porquê?
Só mesmo, a azafama com que a responsável da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, tem dedicado para que finalmente no seu mandato, o ano de 2019, venha a concretizar para agrado de todos os “seus fregueses”, o regresso das tradicionais iluminações de Natal nas várias ruas de Queluz, assim como, o regresso das tradicionais decorações da data festiva em todo o comércio, numa clara e inequívoca prova do respeito que a responsável pelo poder local, tem tido (…), para com os seus “fregueses”!!!
Serão só por si, motivos mais que evidentes de tão provável esquecimento…
Ao qual ….
…, e, apenas e só por esse motivo, até os cidadãos idosos serão compreensivos!!!
Para além de outros, fica aqui mais um apelo ….
…, que nunca se esqueçam de valorizar devidamente, todos os idosos!!!