Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Os falsos “milagres, do Rio Jamor em Queluz”

ATUALIZADO - 3 outubro 2023 

Pasmem-se todos, porque ontem, 2 outubro 2023, observei da minha janela "observatório" a existência de movimentos de máquinas de arrasto, a proceder, "apenas" a dar início a uma suposta limpeza do imundo e conspurcado leito do Rio Jamor-Queluz.                                                                          Esperemos que por via de alguma desatenção, não levem a tal única preciosidade, e rara espécie de peixe, existente apenas nas degradantes e imundas águas do dito Rio Jamor-Queluz.


ATUALIZADO - 10 setembro 2022

Para quem ainda, não se familiarizou com as degradantes, e deploráveis situações de que o Rio Jamor em Queluz, tem sido palco ao longo dos anos, fruto da incompetência dos mais variados responsáveis, e protagonistas bem conhecidos de todos, heis pois que surgiu agora uma nova «modalidade», com o propósito de tentarem ofuscarem o que de mais deprimente, aqui tem sido protagonizado!

Eis que surgiria a modalidade de: "Ação de Limpeza entre Pendão e Queluz e monitorização do Rio Jamor".

Posto isto, exigem-se respostas a todos as entidades, promotores, e responsáveis por esta promissora e publicitada “inconclusiva ação de limpeza, e monitorização, no Rio Jamor em Queluz”, inserida no âmbito do chamado Projeto Bairros Saudáveis, e promovido pela Câmara Municipal de Sintra, e Grupo Comunitário do Pendão, contando ainda para o efeito com o apoio dos SMAS de Sintra!

Posto isto …

Chamo a atenção de todos os leitores do Blog “A Postura” em particular, e dos queluzenses em geral, que já tiveram ocasião de constatar «in louco» com o estado da mais profunda degradação, desmazelo, e abandono, existente no Rio Jamor em Queluz, para o fato de que …

Depois de “em abril de 2022, ter sido anulada sem uma justificação, uma primeira ação de limpeza e motorização no Rio Jamor em Queluz, eis que surgiria uma outra, desta vez para o dia 20 de agosto 2022 das 14h30 às 18h00, na zona incidindo curiosamente entre o Pendão e o Parque Urbano Felício Loureiro! 

Por mais estranho que possa parecer, esta atividade, designada por: “ação de limpeza e monitorização do Rio Jamor em Queluz”, incidiria calcule-se só, nas margens do Rio Jamor que se têm encontrado desde 2008, destruídas, segundo a divulgação feita em 2008, sobre o perigo de desmoronamento de terras, disso já tinha sido dado conta a Cidadania de Queluz de 27 agosto 2008, cito: http://queluz.org/2008/08/rio-jamor-perigo-de-desmoronamento-de-terras/
Como ficaria desse modo provado, a questão impõem-se, como é que seria possível alguma vez ser efetuada a referida ação de limpeza e motorização, nas ditas margens do Rio Jamor em Queluz, se elas se têm encontrado à 14 anos, simplesmente  destruídas por incompetência, desleixo, e a incúria autarca?
Além deste "curioso propósito", a visita à linha de água terá ainda uma monitorização dos peixes nativos existentes (?) no local e uma nova recolha de água para análise, a cargo do Laboratório dos SMAS de Sintra.
Continuando a aguardar-se pela divulgação oficial, de todos os resultados, das referidas análises à agua do Rio Jamor de Queluz!

Uma das grandes curiosidades desta segunda ação de limpeza e motorização do Rio Jamor em Queluz, segundo os organizadores, e promotores, insidia também nesta curiosa situação, cito. “O Rio Jamor é um dos principais cursos de água do concelho, que ostenta um peixe único no mundo, a Boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), uma espécie endémica que se encontra em perigo crítico de extinção. Este rio alberga uma das populações da espécie, mas também outras duas espécies de água doce, o Escalo-do-sul (Squalius pyrenaicus) e a Verdemã (Cobitis paludica). Fim de citação
Refira-se ainda, que sobre mais este estranho “caso”, nunca existiram quaisquer provas oficiais, nem documentais, que comprovem a real existência das ditas espécies de peixe no Rio Jamor em Queluz, que poderiam ser (?) únicas no Mundo! 

Seria bom que para o efeito, todas as entidades oficiais, e autarcas, credibilizassem esta situação!
A realidade é que, reveste-se da mais profunda estranheza andarem-se anos a fio, a referir-se que o Rio Jamor em Queluz é um dos principais cursos de água do concelho de Sintra, e por incompetência, incúria, ou desleixo de quem de direito, o Rio Jamor em Queluz ser apenas, e só, um dos principais cursos de água mais degradantes no Concelho de Sintra!
Esta é a realidade, indesmentível!

Para que conste, e para conhecimento público, dou conta do site oficial da referida, e bem curiosa ação de limpeza e motorização do Rio Jamor em Queluz do passado dia 20 agosto 2022, e delas apenas se continuará a aguardar pela divulgação e publicação oficial de todos os credíveis resultados referentes, à existência (?) das supostas espécies de peixes únicos do Mundo, assim como dos resultados das analises à água do dito rio.

Para que conste:
Ação de limpeza entre Pendão e Queluz e monitorização do Rio Jamor
Data de publicação - 12 agosto 2022

Divulguem este artigo, e assim, mais leitores vão conhecer a realidade !!! 

«Clique nas fotos, para as aumentar»







#- Caros leitores do Blog “A Postura”!

Enquanto não dou a justificável, e devida atenção bem criteriosa, a mais uma (entre as infindáveis) degradantes situações existentes na Freguesia de Queluz, "A HIGIENE URBANA", resultante da continua incompetência demonstrada ao longo dos anos, por quem de direito autárquico, deixo-vos aqui para já, um sugestivo “aperitivo”!









Um ex-libris de Queluz, que bem merecia uma digna gestão !!!