Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2022

O irremediável Rio Jamor, em Queluz ...


Clique na imagem, para aumentar ...

Como já tinha referido neste meu artigo de opinião, publicado no "Correio de Sintra", mais uma vez o caso do Rio Jamor em Queluz tudo leva a crer, ter contornos de se vir a tornar num irremediável tema sem resolução à vista, por via não só, do poder autárquico da freguesia de Queluz, como ainda ao nível dos responsáveis tanto do poder municipal, como dos pelouros responsáveis por estas questões.
Depois de aqui no Blog "A Postura", ter dedicado a atenção desta problemática envolvendo o Rio Jamor e toda a zona envolvente em Queluz, em dois artigos de grande destaque como foram os casos:
Não só, pela importância que esta lamentável situação tem suscitado, pela inércia demonstrada ao longo do tempo, por parte de quem de direito tem a responsabilidade, o dever, e a obrigação de zelar, e dar a devida resolução a esta degradante situação ...
Nesse sentido mais uma vez, e numa atitude meramente informativa e construtiva, da existência no Rio Jamor em Queluz, de uma situação que pelo seu estado, são bem a prova de estarem criadas as condições que poderão vir a originar novamente em caso de intempéries "chuvadas intensas", enormes perigos para a segurança de pessoas e bens, como os que já existiram de má memória ...
Estes alertas devidamente documentados, foram mais uma vez reportados neste elucidativo mail, a quem de direito!
Ex.mos Senhores
Francisco Joaquim dos Santos Baudouin, residente há mais de cinquenta  anos na freguesia de Queluz, enquanto cidadão de pleno direito, dirijo-me novamente por este meio, ao Munícipe da CM de Sintra!
Queluz, 6 abril 2022
Assunto: Processo registado sob o n.º 16521/2021 (Exposição)
Como anteriormente foram em 2021, por mim denúncias as mais degradantes, e deploráveis situações, para além do lamentável estado, em que se tem encontrado toda a extensão do Rio Jamor em Queluz, foi pelo Munícipe sintrense enviado mail em 12 novembro 2021, como resposta, uma narrativa ferida de seriedade, que nada mais visa senão, fazer referência do contraditório sem o mínimo de credibilidade.                                                                                    A verdade, essa infelizmente persiste … 
Como se não bastasse, terem os cidadãos de Queluz que conviverem desde 2013, com toda esta realidade que nos tem sido imposta!
Oh!
Será que também mereceram por parte de V. Exas, idênticas desvalorizações relativas às promessas, nunca cumpridas pelos responsáveis da edilidade sintrense, assim como, dos respetivos responsáveis dos respetivos pelouros, relativamente ao caso não só do Rio Jamor, como toda a zona envolvente, em Queluz??
Relembro V.exas., de alguns fatos reais que estiveram na base deste pressuposto, em que se viria a tornar irrealista, mais este megalómano projeto, o "EVA".
Sintetizando:
1º- Segundo o projeto Eixo Verde e Azul pretenderia (?) seria requalificar, e criar 100 hectares de espaços verdes ao longo das margens do rio Jamor, desde a Serra da Carregueira até à Cruz Quebrada, passando pelo Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ).
Como referi, no espírito inicial do dito projeto "EVA", talvez fosse pretendido isso, porque na realidade, está bem longe de tal vir a acontecer.(quanto aos fatos ..)
Para que a exemplo de anteriores situações, não seja posta em causa a minha postura, credibilidade e até, seriedade, recorri às notícias publicadas e veiculadas no site oficial da CM de Sintra, em relação a este caso da: «Bacia Hidrográfica no Rio Jamor em Queluz»!
Cito:
Projeto: Eixo Verde e Azul (EVA) – Queluz - 28 outubro 2016
Câmara apresenta projeto Eixo Verde e Azul "EVA" para Sintra!
Vídeo:
A Câmara apresentou publicamente o projeto “Eixo Verde e Azul” (EVA) para Sintra, esta sexta-feira, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, cujo investimento total, é 11,3 milhões de euros, e que beneficiará no total 60 mil cidadãos. 
A primeira fase da intervenção é no Parque Nacional da Serra da Carregueira (24ha), junto ao aglomerado de Belas e corresponde a 1,8 milhões de euros.
Este é um projeto muito bem executado promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, uma década de falta de investimento no espaço público”, afirmou Basílio Horta.
O Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira com 195 ha tem um custo global de 10 milhões de euros e será realizado em cinco fases, tendo início junto ao aglomerado de Belas, e permitirá criar uma nova centralidade com espaços de lazer e desporto, para usufruto e vivência da população ao ar livre
Este projeto será coordenado pelo professor Sidónio Pardal, da Universidade Técnica de Lisboa.
Outro projeto municipal, integrado no “Eixo Verde e Azul” (EVA), trata da requalificação do sistema Jamor-Carenque e da área envolvente ao Palácio Nacional de Queluz, que valorizará ambiental, social e economicamente, toda a região.
A intervenção estimada em 800 mil euros para  controlo de cheias na bacia hidrográfica do Rio Jamor, especificamente na ribeira de Carenque, tem como principal objetivo  salvaguardar o Palácio Nacional de Queluz das cheias que ciclicamente têm destruído a área circundante do monumento nacional. 
A Câmara Municipal de Sintra submeterá candidatura a fundos comunitários para financiamento de 2,5 milhões de euros.
Fim de citação
2º- Início do Eixo Verde e Azul (EVA) marca o 25 de Abril em Sintra - 27 abril 2018
Cito:
O 25 de Abril em Sintra, foi marcado pelo início da obra do Eixo Verde e Azul – Troço de Sintra, Rio Jamor e afluentes –, com a assinatura do auto de consignação, uma obra “ambiciosa” e que, de acordo com o presidente da Câmara de Sintra, “vai devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”.
Projeto Cofinanciado:
Designação do projeto: Projeto de Requalificação da Ribeira do Jamor - Eixo Verde Azul (EVA)
Código do projeto: LISBOA-04-2114-FEDER-000037
Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção: NUT II - Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Sintra
Custo total elegível: 2 565.574,23 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER 1 282.787,12 EUR
Fim de citação
3º- Sintra promove debate europeu sobre como tornar cidades mais verdes - 9 outubro 2019
#- Estranhamente, os cidadãos de TODO o concelho de Sintra, desde 2013,  que foram sempre ignorados, e impedidos de darem sua participação em debates, que visassem a apresentação, discussão, e até aprovação de projetos ou, decisões que visassem beneficiar todos os cidadãos (populações), à exceção, de quando era feita a referência de que: “vai devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”!
Como se não bastasse ...
Não deixa de ser curioso, que o autor desta bem sugestiva frase, ainda fizesse publicamente, estas referências!
Cito:
“É essencial desenvolver em conjunto com os cidadãos, políticas que permitam aos territórios com elevada densidade populacional, adotar políticas sustentáveis e ecológicas”, defendeu o presidente da autarquia sintrense.               
E ainda...: “Sintra é, neste aspeto, um caso de sucesso e um exemplo a seguir”, lembrou Basílio Horta. fim de citação
Prosseguindo …
O presidente da Câmara de Sintra apresentou durante o evento, o projeto “Eixo Verde e Azul” (EVA), organizado em parceria com os municípios de Oeiras e da Amadora e ainda, com a Parques de Sintra – Monte da Lua!
Este projeto, visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor, e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz num investimento estimado, numa primeira fase, de cerca de 11 milhões de euros. Fim de citação
(talvez apenas por lapso, não foi aqui referenciada a população)
Sintetizando!
Como se não chegassem tantas lamentáveis situações, acrescem … (apenas intenções)
1º- Início do Eixo Verde e Azul (EVA) marca o 25 de Abril em Sintra
..., de vida e dos espaços das cidades”. A requalificação da bacia hidrográfica do Jamor, e a consequente prevenção do risco de cheias, “assume-se como um objetivo prioritário”, referiu o secretário de Estado ...
Criada em 27 abril 2018
Início do Eixo Verde e Azul marca o 25 de Abril em Sintra
27 abril 2018
Sintra promove debate europeu, sobre como tornar cidades mais verdes ...
... a Parques de Sintra – Monte da Lua.
Curiosamente foi referido que: este projeto visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz num investimento estimado, numa primeira fase, de cerca ...
Criada em 09 outubro 2019
2º-  (mais uma vez) 11 milhões para reabilitar a bacia do rio Jamor - 14 Julho 2016
Cito:
Os municípios de Sintra, Amadora, Oeiras e a empresa Parques de Sintra assinam hoje (14 Julho 2016) um acordo, no Palácio Nacional de Queluz, para criar o “Eixo Verde e Azul” (EVA), um programa para reabilitar a bacia hidrográfica do rio Jamor, e a área circundante do Palácio de Queluz.
3º - "Eixo Verde e Azul" (EVA) vai reabilitar bacia do rio Jamor - 11 de julho de 2016
Posto isto ...
Para além de continuar a ser uma miragem, este megalómano elefante branco, do projeto que visa (?) requalificar a bacia hidrográfica do Jamor, e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, fazendo (?) desse modo a proteção das populações, em caso de inundações ...
Enquanto isso não acontece, restar-nos à que seja posto em prática um outro projeto, anunciado em 2021: Relatório Plano Limpezas ribeiras 2021 (1).pdf
Antes de finalizar mais este artigo, gostaria de acrescentar ainda algo  sobre este «infindável projeto», do "Eixo Verde e Azul" (EVA) ... 
Curiosamente, quando me dou conta da existência, em teoria, deste tipo de projetos para a freguesia de Queluz, vem-me quase sempre à memória, aquele projeto de outubro de 2005 (elefante branco) que visava alargar a extensão da linha do metropolitano, até Queluz! http://cmjornal.pt/politica/detalhe/seara-estranha-aposta-no-metro-ate-queluz
Como diria o saudoso Fernando Pessa, "e esta, hein?!"