Powered By Blogger

sábado, 14 de setembro de 2019

Parece mentira, mas ….


...., é verdade !!!

O conhecido selfie Marcelo, quando participou na sessão de abertura da 1ª Cimeira das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, que decorreu no dia 20 março 2018, no Palácio Nacional de Queluz onde reuniu com 35 presidentes de Câmara, estaria longe de saber que se iria tornar na figura principal, do “Humor de Marcelo” da TVi24, neste vídeo que já contou com mais de 6.475 visualizações.

Aceda ao vídeo neste link:



E assim, vamos vivendo...



A triste realidade, é que este país está a tornar-se cada vez mais insuportável e sem possibilidades de uma cura a médio prazo!!!
Uma das causas, é que “todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na constituição”, que sempre têm ignorado, vamos lá nós saber porquê?
Na teoria, apenas um reduzido grupo de cidadãos tem presentemente conhecimento de que, “ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”!!!
Porque na prática, a realidade é que infelizmente uma grande parte desses cidadãos, têm vindo sistematicamente a ignorar deliberadamente todos os legítimos “direitos e deveres fundamentais, previstos na constituição da república portuguesa.
E isso leva-os a reagirem em termos bastante agressivos por vezes, principalmente quando são confrontados com o surgimento de leis do tipo, anti beata, ou da limitação de velocidade, por exemplo.
De tal maneiro que seria….
Curioso, confrontar presentemente certas parcelas de cidadãos, com a extinta “lei do isqueiro” e observar as suas reações!!!
…. Como diria o sábio povo, uma boa imagem, vale mais que mil palavras!


Lamentavelmente, a conclusão a que chegamos em pleno século XXI, é de que quando a “sociedade” é confrontada com estas degradantes imagens, é porque chegámos á situação em que são irremediavelmente necessárias algumas leis para regular, e obrigar (...) a um aumento dos níveis da educação e civismo!!!
E a conclusão é !!!
Se chegamos a essa situação, é porque então algo está muito mal, se isso fosse na realidade levado á letra como por exemplo em Queluz, então seriam necessárias algumas infindáveis quantidades, de novas leis...
Não tenhamos dúvidas!
Isto nada mais é senão, um fiel exemplo que bem diferencia Portugal, como um dos chamados países atrasados, dos países desenvolvidos!!!
Porém, a realidade diz-nos que em termos dos efeitos, esta lei das beatas serviu na perfeição para alegrar o pagode que se habituou á muito, a por exemplo, apanhar sim o coco do cãozinho com o saquinho, mas depois, lança-o para debaixo do primeiro carro que apanha estacionado!
E na mente dos autores destas curiosas "proezas", eles apenas cometeram, sem querer, um pequeno delito!!! 

O vandalismo, passou por aqui !


Este é apenas, um entre os inúmeros exemplos da latente falta de civismo e educação em Queluz, e, uma fiel imagem da eterna terra sem futuro nem progresso!!!

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Que responda, quem souber !!!


Curiosamente, desde o passado dia 28 de Abril de 2019 que tenho vindo a aguardar por alguém (...) que se decida a responder, apenas e só, a esta curiosa situação !!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Apenas um pouco de imaginação


Quando dava mesmo gosto de viver em Queluz !!!


Um nojo ambiental, no Rio Jamor em Queluz !!!


Mais um crime ambiental em Queluz !!!


Até para ser pato no Rio Jamor, é preciso ter sorte !!!


Um espetáculo degradante, em Queluz !!!


Uma qualidade ambiental de excelência, em Queluz !!!


A grande preocupação, de Basílio Horta !!!


Requalificação, o quanto baste !!!


Violência em Queluz - 1 ª Parte



No capítulo do panorama da (in)segurança em Queluz, a realidade é de que chegamos á conclusão dela ter vindo a aumentar significativamente a partir de meio dos anos 90.
Uma assinalável realidade devido em todos os casos, á impunidade dos responsáveis políticos eleitos pelo povo!!!

A triste realidade em Queluz, é esta!

Citando na integra: a notícia do Sintra Notícias - 8 Dezembro 2018
Semana insegura com ‘onda’ de assaltos e violência em Queluz!!!
Desde agressões físicas e verbais, assaltos, esfaqueamentos e tiroteios à noite, junto à estação da CP de Queluz-Belas, marcaram uma semana insegura
Link:
Semana difícil na Cidade de Queluz, com graves incidentes registados durante a semana.
Desde agressões físicas e verbais, passando por assaltos, esfaqueamentos e tiroteios à noite, junto à estação da CP de Queluz-Belas, marcaram uma semana insegura, junto da população de Queluz, principalmente quem habita junto à estação da CP de Queluz-Belas.
Um tiroteio com vários intervenientes e um ferido grave, numa Praceta onde existem bares abertos até altas horas da madrugada, junto à Avenida Miguel Bombarda, lançou o pânico na zona logo no início da semana.
A meio da semana [quarta-feira], entre as onze da noite e a meia noite, junto à estação da CP, várias pessoas foram assaltadas e ameaçadas por gangs.
Já durante o dia, a meio da Avenida Miguel Bombarda, confrontos físicos violentos entre grupos rivais, que se estenderam para junto da ribeira do Jamor, ficaram registados entre a população.
Mais assaltos, na quinta feira à noite, para o parqueamento da estação e para os caminhos pedonais junto à linha do comboio.
Um assalto seguido de esfaqueamento na Praceta Miguel Ângelo Lupi, junto à estação da CP, de Queluz-Belas, pelas onze da noite desta sexta-feira, culminou em mais uma semana de terror, em termos de segurança, vivida junto à estação da CP e um pouco por toda a zona envolvente.
A população residente na zona, já há longos meses que “exige” ações de policiamento com regularidade para evitar situações de insegurança que se registam, não só durante a noite, mas como durante o dia, sentida por todos.
Fim de citação!!!

Citando: O Observador de 14 Julho 2019
Confrontos, fizeram três feridos esfaqueados, e fecharam a estação
Queluz/Belas
Link:
Uma rixa entre grupos rivais provocou três feridos com esfaqueamentos e levou ao encerramento temporário da estação de Queluz/Belas na Linha de Sintra. Confrontos envolveram cerca de 100 pessoas.
A estação de Queluz/Belas na linha de Sintra foi encerrada temporariamente na noite de sábado, na sequência de confrontos com facas entre grupos rivais.
De acordo com fonte da PSP, citada pela CM TV, há pelo menos três feridos esfaqueados, dois homens e uma mulher, que foram levados para o Hospital Amadora Sintra.
Um agente das forças de segurança que se deslocaram ao local terá sido atingido por uma garrafa e foi também hospitalizado. Nenhum das vítimas foi ferida com gravidade.
Segundo a mesma fonte, os confrontos terão envolvido mais de uma centena de pessoas.
O alerta para os confrontos foi transmitido à PSP às 23:29, via 112, através de um telefonema de um cidadão a reportar atos de violência naquele local, adiantou fonte policial à agência Lusa.
A PSP deslocou-se ao local e deteve dois homens, por terem obstruído e, por consequência, provocado a suspensão temporária da circulação de comboios naquela estação.
Fim de citação
Face á gravidade destes confrontos, a União das Freguesias de Queluz e Belas, limitou-se, a divulgar no dia 18 Julho 2019 um lacónico comunicado, apenas e só, a nível interno do seu Boletim da referida UF Queluz Belas, e por isso sem o "devido impacto público que o caso bem justificaria"!!!
Comunicação da UF Queluz Belas - 18 Julho 2019  
Cito
Link
Na noite de 13 para 14 de julho ocorreram em Queluz confrontos entre grupos que envolveram mais de uma centena de pessoas, vindas de vários locais.
A PSP teve uma intervenção imediata, com diversos elementos e fez detenções, tendo um agente sofrido ferimentos no decurso dos tumultos.
Foram atos graves, censuráveis e repudiáveis os que foram perpetrados e que geraram uma onda de insegurança.
A Junta de Freguesia de Queluz e Belas repudia todo e qualquer ato que coloque em causa o direito à liberdade e à integridade física.
A Junta de Freguesia reconhece o esforço da PSP de, com os escassos elementos de que dispõe, atuar para manter a ordem pública com o mínimo de segurança para os seus próprios agentes que, inclusive, nessa mesma noite, tiveram de se distribuir por outras freguesias do Concelho com situações idênticas, mas não tão graves.
A Junta de Freguesia tem vindo a agilizar com a PSP e a Câmara Municipal de Sintra medidas para proceder ao encerramento de estabelecimentos em infração à lei e ordem pública e a uma atuação pronta, eficaz e eficiente para acabar com festas na zona urbana não licenciadas por qualquer autoridade.
Mas entendemos que o sistema de videovigilância para o Pendão, no âmbito do Contrato Local de Segurança, proposto pela Junta de Freguesia, assegurará a prevenção e repressão de comportamentos contrários à lei, devolvendo à população o devido sentimento de segurança.
Na sequência dos acontecimentos referidos, a Câmara Municipal de Sintra já anunciou publicamente a implementação de diversas medidas de que destacamos a criação de videovigilância nas estações de comboios, atribuição de viaturas à PSP e reunião do Conselho Municipal de Segurança com altas entidades com responsabilidade Governativa na área da Segurança.
Aguardamos com expetativa, mas com serenidade os resultados da reunião e, nomeadamente, que o Ministério da Administração Interna adote medidas de reforço imediato dos meios policiais nas zonas urbanas do Concelho para manter a ordem pública.
A Presidente da Junta
Paula Alves 
#- Em relação aos lamentáveis fatos ocorridos, assim como em resposta a este comunicado emanado pela UF Queluz Belas, foi registado com apreensão e desagrado que até ao dia de hoje, 11 setembro 2019, nunca tivesse surgido uma qualquer resposta ou reação por parte do Ministério da Administração Interna, ou qualquer outra entidade com diretas responsabilidades no capítulo da segurança em Queluz.
Sobre o capitulo da "criação de um sistema de videovigilância" em Queluz, e tendo em conta, a ineficácia dos responsáveis do poder regional e local, isso não passará de uma utopia!!!
Tendo em conta as caraterísticas dos responsáveis do poder local/regional que têm existido em Queluz, é de fácil perceção, que a anunciada instalação de um adequado e complexo sistema de vídeo vigilância em Queluz, apenas será mais um, entre os infindáveis casos do “catálogo de promessas eleitorais”!
…., o seja, uma genuína falácia ….
Para alguns cidadãos de Queluz, isto já não é novidade ....
..., porque à muito, que se acostumaram ao fato de como em tempo de eleições, é sempre tão fácil fazerem-se os mais variados tipos de promessas!!!

Violência em Queluz - 2 ª Parte

Clique na imagem para aumentar

Governo conta com autarquias, para reverter o "desinvestimento" na PSP e GNR.
Citando um artigo da Lusa do dia 7 Dezembro de 2018.
A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna reconheceu recentemente, em Sintra, que houve um "desinvestimento assinalável nas forças de segurança" e que conta com as autarquias para melhorar as condições em que trabalham PSP e GNR!!!
O que aconteceu foi um desinvestimento assinalável nas forças de segurança na última legislatura, que agora estamos a recuperar, sabendo nós a situação em que estão algumas instalações e em que condições é que trabalham efetivos da PSP e da GNR", afirmou à Lusa Isabel Oneto.
A governante, que falava após a assinatura de um protocolo com o município de Sintra, para a cedência de viaturas à PSP e à GNR, acrescentou que "as autarquias são um parceiro fundamental" na aplicação da lei de programação que visa reforçar o investimento nas forças de segurança.
"Deixo o meu reconhecimento ao esforço que tem sido feito pelos homens e mulheres das forças de segurança, porque sei as condições em que trabalham", reforçou a secretária de Estado, notando que o Governo retomou o investimento em instalações, equipamento de proteção individual e viaturas.
Foi surpreendente, que Basílio Horta não tivesse feito referência nesta cerimónia, a nenhuma das suas emblemáticas frases do tipo: “vou devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”, ou a que diz: “as boas ideias não têm pátria.
O município de Sintra assinou nesta cerimónia (7 Dezembro 2018), um protocolo de colaboração para a aquisição de 12 viaturas destinadas à PSP, e à GNR, para patrulhamento no concelho, num investimento até 276 mil euros.
O presidente da edilidade Basílio Horta (PS), recordou que a concretização do protocolo "demorou mais de três anos", depois da vontade manifestada pelo município, ao constatar a falta de meios da PSP e da GNR no concelho.
O autarca considerou que muitos efetivos da PSP e da GNR no município "são verdadeiros heróis", pela forma como desempenham as suas funções, apesar da falta de meios, e disponibilizou-se para colaborar com o Ministério da Administração Interna em investimentos nas instalações das forças de segurança.
"Fazemos um protocolo para além dos carros, porque eu não gosto de ver polícias e guardas a dormirem muitas vezes como estão a dormir, a comerem como estão a comer, sem condições nenhumas, e mesmo assim, senhora secretária de Estado, a cumprir o seu dever", afirmou Basílio Horta.
Pena é, que Basílio Horta para além de nunca ter manifestado o desagrado das incongruências existentes com a persistência e a responsabilidade de todos quantos se têm assentado na cadeira do poder local e regional no decorrer dos seus mandatos, não tenha igualmente, pena, das enumeras e continuas carências existentes á mais de 45 anos em Queluz, factos que todos os responsáveis autárquicos e municipais têm lamentavelmente negligenciado ao longo dos anos, com a total conivência dos cidadãos eleitores !!! 
O autarca defendeu que "o primeiro dever do Estado, seja o Estado central, seja o Estado local, é proteger os cidadãos que estão sobre a sua área de jurisdição".
Curiosamente, verdade seja aqui dita que sobre a proteção dos cidadãos que têm estado sobre a área de jurisdição, do Estado local, os resultados têm excedido todas as expectativas (…) mas … pela negativa!!!
"Um Estado que não seja capaz de proteger os seus cidadãos é um Estado que não cumpre o seu mandato", referiu Basílio Horta.
#- Uma das questões mais pertinentes que se poderá retirar desta notícia: o que é que a autarquia de Queluz, e o Município sintrense, têm feito em termos práticos no decorrer dos seus vários mandatos, sobre o capítulo da violência e a insegurança generalizada em Queluz?
Para além da recente cerimónia da anunciada entrega de viaturas á PSP e á GNR.
Posto isso, ninguém se iluda que a distribuição destas viaturas para além de se revestir de um ato de grande justiça e importância para o policiamento de proximidade, ele ocorreu curiosamente num período de particular importância eleitoral para o governo, porque, se esta ação visou apenas resolver (ou minimizar) as verdadeiras carências em termos da segurança em Queluz, isso, foi, "poucochinho"!!!
A secretária de Estado sublinhou que o protocolo vem "consolidar aquilo que tem sido o entendimento e o trabalho conjunto entre a Administração Interna e o município de Sintra em matéria de segurança".
Numa teoria aparentemente, sem qualquer tipo de resultados práticos até ao momento! 
Isabel Oneto admitiu que, mesmo com o "investimento continuo e programado" em infraestruturas, veículos, armamento, equipamento de proteção individual e tecnologias de informação das forças de segurança, não é possível renovar de imediato toda a frota automóvel, que "tem uma média de idades de 12,8 anos".
Deste modo, mais uma vez assistiu-se ao Estado a fugir ás suas responsabilidades ao empurrar deliberadamente os seus problemas, para as autarquias!!!
A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna destacou, por isso, ser fundamental uma colaboração quer ao nível do apoio material, quer na "relação próxima entre a autarquia e as forças de segurança locais".
Na realidade, a inoperância nunca foi uma falácia nas responsabilidades dos responsáveis autárquicos e municipais, mas sim uma realidade com imensas consequências devido á ação do Estado!!!
Com a agravante...!
"São os presidentes de câmara, são os senhores presidentes de junta, que melhor conhecem o terreno e que também partilham com as forças de segurança as necessidades que a população sente", frisou Isabel Oneto.
O protocolo assinado com o município de Sintra prevê a aquisição pela autarquia de oito viaturas para cada esquadra da PSP e quatro veículos para a GNR, incluindo a manutenção durante seis anos.
E mais...!
O documento assinado, estabelece apenas, que o município se compromete a adquirir os veículos ligeiros devidamente caracterizados e dotados de ponte de rotativos, sirenes e pré-instalação de emissor recetor.
A autarquia pelo seu lado, prevê concluir o processo de aquisição das viaturas e a sua entrega "até ao final do primeiro trimestre de 2019".
Como que por hábito, depois do rebuçado veio o sabor agridoce de que, das boas intenções (…)  está infelizmente o Mundo cheio!!!
"O aumento da perceção de segurança por parte dos cidadãos passa necessariamente por um policiamento de proximidade o qual carece dos necessários meios de patrulhamento", fato que foi considerado neste protocolo de colaboração!
Onde foi curiosamente notório, o desinteresse por parte da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna - Isabel Oneto, ao não ter sido minimamente referenciado nas suas palavras, o fato de os responsáveis municipais e autárquicos terem assumido publicamente, a firme intenção de virem a efetuar a instalação de um sistema de videovigilância, preferencialmente nos inúmeros “pontos críticos”, onde existe uma notória redução de policiamento, contrastando negativamente, com um aumento significativo da violência em Queluz!!!
Mas, esta manifestada intenção dos responsáveis municipal e autárquico, pode vir a tornar-se em mais um verdadeiro engano para todos os cidadãos!
Porquê?  
Porque, segundo foi publicado na edição do Região online de 16 julho 2019, Cito:  " mas, não quer dizer que à medida que nós façamos a análise do sistema de segurança em Sintra, não tenhamos necessidade de videovigilância noutras freguesias, fundamentalmente nas zonas urbanas", acrescentou Basílio Horta, o ainda, Presidente da Câmara Municipal de Sintra.
Fim de citação.
Por outras palavras, a ser verdade este fato só prova como é curiosa e notória a enorme preocupação, que Basílio Horta tem assumido verdadeiramente ao longo dos seus mandatos em relação a todos os cidadãos, incluindo mesmo aqueles que têm ido devotadamente ao “pote”. 
Como diria o sempre sábio povo, “com papas e bolos, se enganam os tolos!!!
Link do Região Online!
Fim de citação.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Apenas para memória futura!!

Clique na imagem para aumentar

"Autarquia assina protocolos no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Sintra"
CM de Sintra 8 Junho 2018
Link
Citação:
No dia 4 de Junho de 2018, foram assinados nos Paços do Concelho, dois protocolos no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Sintra 2018-2020.
Os protocolos de cooperação foram assinados entre o Presidente do Município de Sintra Basílio Horta, e as Associações Olho VivoAssociação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos e, a ACASAssociação Luso Cabo-verdiana de Sintra e assentam na prestação de apoio necessário ao funcionamento do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM de Queluz e Itinerante e do Gabinete de Apoio à Reinserção de Cidadãos Estrangeiros, com problemas com a justiça !!!
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este é um trabalho produtivo e muito construtivo, e, com um princípio de igualdade” reforçando que o objetivo é criar “cidades iguais perante a lei tratando todos da mesma forma, a existência de grupos específicos que necessitam de maior atenção, aos quais é prestada pela autarquia através das associações”.
Este trabalho das associações é “muitíssimo meritório, um instrumento de paz” reforça Basílio Horta!!!         
Estes projetos de cariz social são cofinanciados pelo FAMI – Fundo, Asilo, Migração e Integração, em que a autarquia assume o compromisso total de €164,299.89.
Fim de citação