Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Algo, i(na)maginável em Queluz!


Introdução.

Caros cidadãos e leitores do blogue, “A Postura”.
Se acederem ao blogue “A Postura, apenas pela curiosidade do título desta notícia, então terei alcançado a primeira, de muitas e ambicionadas vitórias!!!
A partir deste momento….
…, iram estar perante a uma notícia que dificilmente alguma vez, eu, imaginaria torna-la pública,  bastou manter a coerência!!!
Resta-me como autor/editor do blogue “A Postura”, agradecer a vossa atenção, e ser merecedor da mesma.
Atentamente!!!


Será, que ainda existe quem se recorde desta, estação de Queluz – Bellas?
Segundo “reza a história”, a primeira (a original) estação de Queluz-Bellas teria sido datada do dia 2 de abril do ano de 1887
São variadas as interessantes curiosidades relativas, á estação de Queluz–Bellas, a saber….
Por exemplo, que em 1913, existia um curioso serviço de diligências entre Bellas e a estação de Queluz.
   Passagem de nível da estação de Queluz, (supostamente em 1911), esta era a diligência  que fazia curiosamente, a ligação de Queluz a Bellas. Fonte: Google

Citando o site da Wikipédia.
O progresso, teria estado na origem da modernização da Estação de Queluz-Belas em 2002, fruto, de um projeto para a quadruplicação da via ferroviária na linha de Sintra.
Projeto este, que viria a ser bastante contestado por todos os que se viram privados do anterior acesso direto, da Avenida Miguel Bombarda à rua Elias Garcia, devido ao encerramento da passagem de nível que existia na anterior estação!


Entretanto, os problemas com a Estação de Queluz-Belas, não acabariam aqui!!!
No dia 1 de junho de 2015, surgiria a Infraestruturas de Portugal, S.A.!!!


           Fonte: Google

Para que exista o devido enquadramento desta notícia, é necessário saber, como é que surgiu a Infraestruturas de Portugal?
A Infraestruturas de Portugal, é uma empresa pública, que resultou da fusão (consagrada no dia 1 de junho de 2015) entre a Rede Ferroviária Nacional (Refer, E.P.E. e a EP - Estradas de Portugal, SA através da qual a Refer, incorporou por fusão, a EP, SA, e foi transformada em sociedade anónima, passando então a denominar-se: Infraestruturas de Portugal, SA.
Na prática, todas as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias passaram a ser geridas, pela Infraestruturas de Portugal, SA., onde está incluída a estação de Queluz-Belas.
…., para que não se alongue demasiado esta notícia, direcionarei a mesma para o caso relacionado, com as inúmeras denuncias, e reclamações feitas aos ainda responsáveis da Autarquia de Queluz, e da CM de Sintra, que tão habilmente têm vindo a prosseguir na caminhada da indiferença, aqueles, que com falsas promessas vão prometendo proteger!
Palavras, leva as o vento!!!
O caso está relacionado ao fato de ao longo dos anos, ter constatado a existência permanente de uma total ausência de importantes fatores de enorme exigência na estação de Queluz-Belas, e que se têm refletido numa enorme preocupação urbana.
É que ….
A estação de Queluz-Belas no próximo mês de outubro, comemorará sim,18 anos da sua modernização, mas comemorará igualmente, um ciclo de 18 anos marcados essencialmente, pela ausência de uma adequada limpeza e higiene pública!!!
O absurdo ….
É que, ninguém se preocupa com isto, ninguém de valor se preocupa por exemplo, que a cabine do elevador da estação de Queluz-Belas, ande á 17 anos, a fazer serventia como que "aquilo", se tratasse de um WC!
O Presidente Basílio Horta por exemplo, nas suas emblemáticas presidências abertas em Queluz, nunca, incluiu a estação de Queluz como um local vital para as ditas visitas presidências!!!
Isto é simplesmente absurdo e ridículo, como é que um responsável pelo poder local/regional, ignora deliberadamente a existência (…) da estação de Queluz-Belas?
Porquê?
Exceção seja feita nas alturas dos (…) vários casos de violência!!!
Que aliás bem têm servido para alguns “pasquins”, fabricarem e venderem umas notícias do tipo, “Basílio Horta quer instalar videovigilância em cinco estações de comboio”.
As estações em questão serão: Queluz-Belas, Monte Abraão, Massamá-Barcarena, Agualva-Cacém e Rio de Mouro.
Tendo em conta que Basílio Horta, não perde uma oportunidade para lançar as suas celebérrimas frases do, “vou devolver às pessoas, aquilo que lhes pertence” ou, “as boas ideias não têm pátria”. É caso para dizer, que as camaras de videovigilância em Queluz, já estarão á partida garantidas, palavra de presidente!!!
Referência ao comunicado da UF Queluz Belas de 18 julho 2019
Ou, este bem sugestivo artigo, do Diário de Notícias de Rute Coelho de 4 março 2018
Bem, por este andar, vai ser um fartote de camaras de videovigilância espalhadas por todo o lado, em Queluz, ao bom estilo das iluminações de Natal.
Ups ....

   Veja-se onde existe o WC público, na "pocilga" da estação de Queluz-Belas!!!

Para os menos atentos, isto não é apenas o átrio superior da Estação de Queluz-Belas, não, isto é o sítio onde existe uma cabine de elevador que tem andado a fazer á 17 anos, serventia de WC público!!!
Pois é ….
É aqui neste átrio que chegam anualmente milhares de turistas, que vêm a Queluz, para visitarem o segundo ex-libris de Queluz (o Palácio) porque, o primeiro ex-libris de Queluz, teriam eles acabado de conhecer quando chegaram á estação!!!
Aqui, neste átrio á curiosamente, um pouco de (...) tudo!!!
Isto é no mínimo….
…, a fiel imagem das inúmeras incompetências que têm perpetuado em Queluz, ao longo de variados anos!!!
E sobretudo!
…, esta é a real imagem de uma suposta cidade, onde o futuro e o progresso,  colapsou nos meados dos anos 90!
Depois da apresentação do WC público da Estação de Queluz-Belas, segue!


  Se está pensar, que já viu de tudo, engana-se!!!

   Palavras para quê?

Para finalizar, o destaque vai para algumas respostas do processo por mim aberto á mais de dois anos, contra a Infraestruturas de Portugal, SA., sobre este conturbado, preocupante, e ignorado por uns (…) presidentes!!!
Data de envio: 27 dezembro 2018
Na sequência da sua reclamação sobre o estado da limpeza da Estação de Queluz, vimos informar que a Infraestruturas de Portugal S.A., notificou o Prestador de Serviços de Limpeza para reforçar a limpeza da estação, nomeadamente a limpeza dos vidros.
De igual modo, a IP S.A., irá aumentar a vigilância sobre o trabalho desenvolvido por este Prestador de Serviços, por forma a garantir uma estação mais limpa.
# - Isto é um disparate do tamanho de um, Intercidades!
Este chamado “Prestador de Serviços de Limpeza “, nada mais é, senão um encarregado que gere o trabalho de um reduzido numero de funcionários (as), que apenas têm a incumbência de fazerem umas pequenas limpezas!
O que a Infraestruturas de Portugal S.A., sempre teve dificuldade em entender e aceitar, é que o genuíno serviço de limpezas que a estação de Queluz-Belas sempre necessitou, é de uma empresa especializada para este tipo de serviços.e ponto final
Só que isso por ano (vezes), o nº das restantes estações, iria originar um rombo inimaginável nas contas da (IP) já de si deficitária, em termos do número de comboios!!!
É por isso que a Infraestruturas de Portugal S.A., tem muitas estações de comboios, sim, mas são todas uns verdadeiros núcleos de lixo urbano.
E quem é que se tem preocupado com esta situação?
Absolutamente, ninguém, como é óbvio!!!
Isto é, elementar!
Data de envio: 21 janeiro 2019
Relativamente à sua reclamação que tomamos boa nota, e tendo a Infraestruturas de Portugal S.A. consciência do estado da Estação em causa, está a providenciar com a brevidade possível uma limpeza profunda pretendendo-se melhorar substancialmente a situação.
Solicitamos desde já desculpa pela situação atual, e a sua melhor compreensão, "sendo certo que a IP S.A. está empenhada em dar outra imagem a essa infraestrutura com a ajuda de todos os utentes".
Como se não bastasse, o “empenho” da IP S.A. durante estes 17 anos!!!
Eis-nos chegado finalmente, ao crucial dos diálogos com a Infraestruturas de Portugal S.A!
Data de envio: 04 março 2019
A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.) já teve oportunidade de se pronunciar quanto à falta de limpeza da estação Queluz-Belas.
Trata-se de uma questão complexa e que, lamentavelmente, não depende em exclusivo das ações e campanhas de limpeza que a IP, S.A. possa promover. Em fevereiro último, foram consideradas nestas ações a limpeza das paredes, tetos e escadas rolantes da estação. "A manutenção dos espaços públicos em condições de higiene e salubridade depende igualmente dos seus utilizadores e essa colaboração nem sempre é conseguida."
Perante este “curioso recado” da, (IP, S.A.),  o Blog "A Postura" apresenta em exclusivo, a adequada solução para a estação de Queluz-Belas!!!

   A solução mais viável para todos os problemas!!!

Resumindo e concluindo!
Se os responsáveis da autarquia de Queluz, assim como do município de Sintra, nunca, tiveram a mínima intenção ou competência, assim como os responsáveis da  Infraestruturas de Portugal, S.A., para encontrarem as adequadas soluções para acabarem de vez, com os crimes de saúde ambiental, e segurança pública que têm sido cometidos na estação de Queluz-Belas, nestes 17 anos.
A verdade é inquestionavelmente, esta ....
Todos os responsáveis, começando na autarquia de Queluz, passando pelo município de Sintra, e acabando na IP, S.A., nunca tiveram soluções para acabarem com este repugnante caso, porque todos eles, têm feito sempre parte do mesmo!!!