Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O irremediável, Rio Jamor !!!


A notoriedade do Rio Jamor, começou a tornar-se mais relevante perante alguma opinião pública, devido inevitavelmente ao projeto da construção do “Eixo Verde e Azul”!!!
Este projeto do “Eixo Verde e Azul”, previa alcançar (em teoria), para além de outros objetivos, “concretizar a estratégia integrada da requalificação do rio Jamor, assim como, das suas margens desde a nascente à foz, aumentando não só os espaços verdes, como contribuir desse modo, para a melhoria da qualidade de vida das populações, e das cidades envolvidas”!
Recorde-se, que este projeto, “Eixo Verde e Azul”, foi apresentado em julho de 2016, e cuja a assinatura do protocolo ocorreria a 14 de julho de referido ano, entre a Parques de Sintra e os municípios de Sintra, da Amadora e de Oeiras, para a criação do citado “Eixo Verde e Azul”, que visava entre outras coisas, requalificar a bacia hidrográfica do Jamor, e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, por forma a valorizar desse modo toda a região, tendo sido previsto para o efeito, e numa primeira fase, um investimento de cerca de 11 milhões de euros!!!
A primeira fase das obras do “Eixo Verde e Azul”, teriam curiosamente o seu início, no dia 25 de abril de 2018.
Referia-se até á exaustão na altura da assinatura do referido protocolo, que o citado projeto “Eixo Verde e Azul”, envolveria um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal, que atenderia às necessidades de cada território, e definiria como objetivo comum, a melhoria da qualidade de vida das suas populações, e a consequente dinamização da economia local!!!
Só, teorias ...
Sendo que, tanto a requalificação da bacia hidrográfica do Rio Jamor, como a consequente prevenção do risco de cheias, assumiriam-se á partida, como sendo objetivos prioritários deste projeto!!!
Onde se incluiria ainda, um conjunto de ações que iriam promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor, e os seus afluentes, e assegurar o controlo dos caudais, tendo em vista, a segurança de pessoas e bens, nas áreas sujeitas ao risco de possíveis inundações!!
Mas a realidade, afinal foi esta ...
Chegados a 2019, a ideia com que se tem ficado é a de que a requalificação da bacia hidrográfica do Rio Jamor a que Basílio Horta, enquanto Presidente da CM de Sintra desde 2013, e do qual foi um dos promotores no referido projeto, “Eixo Verde e Azul”, não concebeu na prática, que as questões ambientais teriam que ser prioritariamente encaradas, e revistas com a necessária e devida equidade, como sendo um fator central do desenvolvimento sustentável da terra, ou região, exigindo legitimamente por esse motivo, um sério e primordial contributo para o melhoramento da qualidade de vida de todos, os seus cidadãos!
Assim ...
Na prática, a imagem desse suposto melhoramento enquanto tornado realidade, é lamentavelmente bastante mais diferente, senão, um dos imensos fiascos em que Queluz se tem visto envolvida !!!
Perante os fatos ....
De nada valerá a pena bracejar ou escamotear a verdade, isto foi só mais uma pura incompetência !!! 

Para aumentar, clique na foto

Este é, pois, o estado em que o rio Jamor se encontra nos 16 km de extensão, aqui, apenas e só, em Queluz …
…., com a particularidade de ter sido neste “palco”, que durante mais de dois anos se efetuaram as enumeras, infrutíferas, e desajustadas obras destinadas à "suposta" requalificação da bacia hidrográfica do Rio Jamor!!!
É caso para dizer, o algodão não engana !!!
Só mesmo deste modo se compreenderá o motivo, porque Basílio Horta tem continuamente proferindo que, “as boas ideias, não têm pátria”.
É simplesmente, lamentável ... 
O resultado está á vista de todos, e de nada vale enfiar a cabeça na areia!!!
Perante o degradante estado em que se encontra o Rio Jamor (entre enumeras outras coisas), em Queluz, será por certo lógico questionar os responsáveis do poder local, e regional, sobre o que ambos têm andado desde 2013, a protagonizar por exemplo, em relação ás politicas ambientais, ou às alterações climáticas em Queluz?
Uma mão cheia, de nada ...
Só por mera ironia, e de modo leviano, ou desconhecimento da realidade, é que ainda existe quem profira frases do tipo: "um Estado que não seja capaz de proteger os seus cidadãos, é um Estado que não cumpre o seu mandato"!!!
É curioso que ...
..., seguindo a linha de pensamento do autor de tão sugestiva frase, apenas ficará por se conhecer qual seria no entender do mesmo, a verdadeira solução que protagonizaria, para tão curiosa profecia
Entretanto ...
A indignação em relação a este caso em particular, tem levantado o mais variado tipo de questões, entre elas, destaca-se por exemplo a de se querer saber se é este o resultado, das Presidências abertas de Basílio Horta em Queluz, durante os seus mandatos desde 2013?
Ou, a sempre pertinente questão do que é que Queluz tem beneficiado na prática, com todos os megalómanos projetos promovidos por Basílio Horta?
Para não falar da questão de, aonde terá andado a fiscalização nos mais de dois anos em que decorreram as obras para a dita “requalificação da bacia hidrográfica do Jamor”? 
Resumindo e concluindo !!!
Senhor, Presidente Basílio Horta, é isto, a exemplo do que tem feito em Sintra, o que o senhor tem vindo a protagonizar, tendo em vista o futuro e o progresso de Queluz?
Então ....
- Os empreiteiros acabaram as obras?
- Os responsáveis foram-se embora?
- E a fiscalização, nada disse ?
E o resultado da "sua" faraónica requalificação, afinal resume-se a isto ?
Senhor Basílio Horta - Presidente da Câmara Municipal de Sintra ...
 ..., para quem anda sempre a proferir, “vou devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”, é isto, que o senhor tem para dar a Queluz ?
E o mais preocupante, é o fato de que a responsável da autarquia de Queluz, pactuar de animo leve com todas estas (...) coisas !!!
Claro ...
Não será por isso de estranhar, que os destinos de Queluz estejam de fato,  por opções meramente eleitoralistas, desde 2013, nas mãos de uma dupla (...), de sucesso!

Para aumentar, clique na foto

Para a história e pelos piores motivos, perpetuará esta imagem de como era o estado do Rio Jamor, muito antes, das celebres obras de "requalificação" protagonizadas por Basílio Horta, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Sintra !!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

É mesmo, curioso !!!

Fonte: Google

Quando todos os cidadãos são diariamente confrontados com os mais variados tipos das mais desagradáveis situações, ou, os problemas mais degradantes, eis senão, que surge algo de muito estranho, para não referir mesmo, um estranho sentimento de despesismo!!!
De que estaremos a falar?!
Do fato de o Blog “A Postura”, ter divulgado em exclusivo, que no passado dia 16 outubro 2019, o município sintrense adquiriu por via do contrato nº 579/2019 relativo à "aquisição de bicicletas e equipamentos de apoio à sua utilização" constituído por qualquer coisa, como: 56 Bicicletas do tipo 20 Mono (azul ou outra) c/ mudanças, 56 Bicicletas do tipo 20 Mono (vermelho ou outra) s/mudanças, para além de, 56 Capacetes ciclismo (verde), 56 Capacetes ciclismo (amarelo), várias bombas de pé c/manómetro, e, 16 Kits de reparação c/desmontas!
E mais ...
O Blog “A Postura”, avançou igualmente, que o valor desta referida aquisição efetuada na firma: “Bicicletas Brasil de Sérgio Lenir Wiezbicki” sediada, em Algueirão-Mem Martins, foi no montante de 11.362,72 + IVA!
O Blog “A Postura”, talvez, porque não está incluído numa qualquer listagem de “avençados”, lamenta que até ao momento ainda não tenha obtido de quem de direito, uma qualquer reação à notícia em questão, e da qual tão prontamente foi dado conhecimento, como aliás, vem sendo apanágio do Blog “A Postura”!!!
E, para que conste ….

Esta notícia não ficaria verdadeiramente completa, se não fossem aqui publicados estes dois documentos, de extrema importância!!! 

 Para aumentar clique na imagem

Para aumentar clique na imagem

Simplesmente, inacreditável l

Fake promisses …

Clique na imagem, para a aumentar ...