Powered By Blogger

domingo, 3 de outubro de 2021

Quem te viu Rio Jamor, e quem te vê! - 2ª parte

Após as eleições autárquicas 2021, muitas foram as promessas que ficaram na gaveta, mas não irei tecer comentários sobre, essas falsas promessas, mas sim, alertar os responsáveis autarcas, e empresas gestoras, para os perigos que estão por aí, devido ao desleixo …

Se não vejamos!

O tempo chuvoso está por aí, e os cuidados para se evitar as possíveis inundações, é algo que continua a ser lamentavelmente negligenciado!
Mas o Blog “A Postura”, no continuo serviço que tem vindo a prestar, no contexto de utilidade pública, apesar dos seus artigos serem sempre ignorados, e desvalorizados.
Contrariamente ao que seria de esperar, a minha postura persistente leva-me que mais uma vez prove a todos, quantos estão a descorar mais uma vez, as responsabilidades de cada um, mas que deveriam preocupar-vos.
Se dúvidas ainda houverem, observem, como estão a descorar a segurança de pessoas e bens continua o Rio Jamor nas imediações do Parque Urbano Felício Loureiro, assim como o acesso ao Palácio Nacional de Queluz.

Edição fotográfica: 2 outubro 2021 …

Clique nas fotos, para aumentarem!


Não será de estranhar que muitos dos queluzenses, a exemplo de outras situações, terão passado ao lado de mais este ato de vandalismo (atenção à data)
Várias dezenas de patos apareceram mortos no rio Jamor - 23 julho 2010
Há suspeitas, de que os animais terão sido envenenados!
Várias dezenas de patos foram encontrados mortos no rio Jamor, em Queluz, desconhecendo-se a causa da morte dos animais, disse à Lusa a presidente da associação de direitos humanos Olho Vivo.
Segundo Flora Silva, da associação Olho Vivo, esta madrugada apareceram várias dezenas de patos mortos no rio Jamor, tendo as autoridades veterinárias da autarquia de Sintra, os bombeiros e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR estado no local para retirar os animais.
«Apareceram esta madrugada vários patos mortos no rio Jamor, junto ao parque Felício Loureiro. Há dois meses existiam ali 125 patos e hoje já só lá estão dois», disse a responsável que hoje denunciou as mortes às autoridades.
Flora Silva apontou como possibilidade da morte dos animais, o envenenamento ou descargas no rio.
«Estamos preocupados porque este rio tem uma grande vivência de fauna e além dos patos há galinholas e outras espécies. Não sabemos ainda se se tratou de alguma descarga no rio ou se foi envenenamento», adiantou.
Fonte do SEPNA confirmou à agência Lusa que este serviço da GNR se encontra a investigar a morte dos animais.
Contactada pela Lusa, fonte da PSP garantiu que as autoridades veterinárias de Sintra se encontram a realizar exames toxicológicos para apurar as causas da morte dos animais.
As autoridades veterinárias de Sintra estão igualmente a investigar o aparecimento, na segunda feira, de uma dezena de patos mortos na lagoa dos Quatro Caminhos, em Agualva-Cacém, local que fica a dez quilómetros do Rio Jamor, havendo suspeitas de que os animais terão sido envenenados.
A Lusa tentou contactar o vereador da autarquia de Sintra com o pelouro do Ambiente, que se mostrou incontactável.
#- Fato de que para o autor/editor do Blog “A Postura”, não é de maneira alguma de estranhar, devido a que muitas outras práticas idênticas, têm existido infelizmente ao longo dos anos! 











Devido à constante degradação do estado da água, assim como de todo o leito do Rio Jamor na Freguesia de Queluz, consta que, " a dita raridade da espécie de peixe no Mundo, que «existiria», apenas no Rio Jamor na Freguesia de Queluz, teria batido as "barbatanas" talvez, com destino a outro rio em que as condições ambientais seriam por certo mais adequadas, para esta raridade, de peixe único! 
Palavras para quê?!