Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Um SNS, de qualidade ?


Clique na imagem para aumentar

O serviço de Urgência de Hospital Amadora-Sintra encontra-se com constrangimentos. Segundo fonte hospitalar, citada inicialmente pela agência Lusa, o serviço da unidade hospitalar não irá receber utentes durante a madrugada devido ao "pico de afluência que chegou aos 480 doentes".
Por essa razão, os doentes urgentes destinado ao Hospital Amadora-Sintra, irão ser desviados para os hospitais de Santa Maria e São Francisco Xavier, em Lisboa!
A medida entrou em vigor às 20 horas desta sexta-feira, e será reavaliada na manhã de sábado!
Caso ainda não seja possível retomar a normalidade do serviço de Urgência, será feita uma nova avaliação, no domingo!
Posto isto ...
Convenhamos, que os problemas no SNS já se arrastam á demasiado tempo, e que os casos, sucedem-se vertiginosamente!!
O Blog "A Postura", aproveita a ocasião para citar alguns  fatos!
Assim sendo ...
Se recuarmos ao dia 6 janeiro 2018, constatamos que António Costa se referiu á TSF, sobre o SNS, nestes termos: "É uma excelente altura para fazermos uma reflexão", António Costa (PS) e Catarina Martins (BE) estiveram presentes no lançamento do livro de António Arnaut e João Semedo: "Salvar o SNS - uma nova lei de bases da saúde para defender a democracia".
Quase um ano mais tarde …
Para Ricardo Batista Leite, "António Costa transformou o SNS, no serviço dos pobres"
16 fevereiro 2019
Impõem-se por certo esta questão!
Como é que terá ficado, o pedido feito por Arnaut, a António Costa?
"Ó Costa, aguenta lá o SNS", disse Arnaut, o 'pai' do Serviço Nacional de Saúde, ao primeiro-ministro!
Na edição da Sábado do dia 22 maio 2018 por Lusa0
António Costa, recordou a última conversa que teve com António Arnaut, em que este lhe pediu para aguentar o Serviço Nacional de Saúde!
Três meses depois ….
21 julho 2019 - fonte Lusa – Balanço da Legislatura
SNS: Crise abalou Governo e insatisfação não parou com troca de ministro
Os últimos quatro anos de governação na saúde foram marcados pela crise no SNS, que foi sendo cada vez mais assumida pelos profissionais e por uma troca de ministros incapaz de travar a crispação no setor.
O SNS e a erosão política do Governo ...
As implicações que o funcionamento do SNS tem sobre a vida de todos nós são maiores e mais dramáticas.
6 de julho de 2019 - Artigo de opinião da autoria de São José Almeida
Por mais estranho que possa parecer á opinião pública, “António Costa disse que está "bem ciente" dos problemas no SNS”
15 março 2019
Quando quatro dias antes tinha proferido “António Costa defende oferta de melhores condições no SNS que conta com mais 9 mil profissionais
O governante adiantou também que no "ano passado, só nas unidades de saúde primárias, foram feitas 31 milhões de consultas, houve mais 589 mil do que tinha havido em 2015", mas que ainda "não chega" !!!
António Costa andou nos últimos quatro anos a empurrar com a barriga crise do SNS”, quem o disse foi Marques Mendes na SIC !
O antigo líder do PSD no comentário político na estação televisiva “SIC” afirmou, que o “problema da saúde em Portugal não se resolve apenas com discursos, nem com abrir os cordões à bolsa ou com propaganda”.
por: Rodolfo Alexandre Reis 29 dezembro 2019
Valerá a pena recordarmos, o dia 12 julho 2019, quando António Costa se referia que “o seu governo tinha cumprido "tudo, tudo, tudo" o que tinha prometido na passada legislatura!”!!!
Curiosamente no dia 11 dezembro 2019, seria notícia …
“E a “boa surpresa” de António Costa para o SNS é... 800 milhões de euros e 8400 profissionais!
Primeiro-ministro elevou as expectativas em relação ao Conselho de Ministros desta quarta-feira, em que se discute o Orçamento do Estado para 2020.
Oh quando, António Costa dedicou a sua mensagem de Natal, à Saúde afirmando “Há problemas por resolver no SNS"!
Primeiro-ministro pretende responder à "ansiedade" de quem não tem médico.
O dia de Natal de 2019 ficaria marcado pelas enumeras declarações de António Costa sobre o SNS, tendo escolhido curiosamente o dia de Natal, para prosseguir no rol das promessas sobre o SNS: “Costa promete esforço contra falhas por resolver no SNS
Oh, quando ainda no dia 25 dezembro 2019, tinha afirmado á RR “O nosso dever é garantir um melhor futuro para o SNS”!
O Blog “A Postura”, conclui estas citações, colocando algumas questões!
- Perante estes fatos, o que é que será de esperar, do SNS ?
- Qual será a opção de António Costa perante esta crise no SNS ?
- Como estará a reagir o PR, a toda esta situação no SNS ?
- Estará António Costa, a cumprir o pedido feito por António Arnaut ? 

As manas Piu Piu !


Clique na imagem para aumentar 0,3%

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O Decreto-Lei n.º 135/2014

Clique na imagem para aumentar !

Poderá parecer a certas mentes menos lúcidas, que o Blog “A Postura” surgiu apenas com o intuito de denegrir a imagem de todos quantos poderão estar envolvidos, nos mais variados artigos aqui publicados, o que não condiz minimamente com a realidade, é uma falácia!!!
A grande diferença reside apenas no fato, de o Blog “A Postura”, não ser assalariado de ninguém!!!
O Blog “A Postura”, apenas pretende fazer de uma forma séria, e criteriosa, referência a tudo o que de mais inqualificável tem sido feito nesta terra de dúbio futuro, e incerto progresso, ao abrigo dos responsáveis autárquico, e camarário!!!
É exemplo disso, este (…) contrato:
Data de publicação: 27 agosto 2019
Entidade adjudicante: EMES EM S.A - Empresa Municipal Estacionamento de Sintra, EM SA
Entidade adjudicatária: Vitelsis - Sociedade Comercial de Electrotecnia, Lda
Objeto do Contrato: Fornecimento de sistemas de videovigilância para o Parque de Estacionamento do Rio do Porto, Parque de Estacionamento João de Deus e Parque de Estacionamento de Queluz.
Data de celebração do contrato: 16 julho 2019
Preço total contratual: €10.730,00
Prazo de execução: 730 dias
Posto isto ….
O Blog “A Postura” sabe, por exemplo que em relação á resolução deste contrato, o mesmo apenas visou a instalação pela Vitelsis, de um reduzido número de câmaras de videovigilância em cada um dos referidos parques de estacionamento, só assim se poderá compreender o valor do preço contratual investido de cerca, 10.730,00, para, os três locais!
Mas não é tudo …
O Blog "A Postura" sabe que em relação por exemplo, á chamada sala de controlo, onde deveria ser efetuado a recolha, o visionamento, tratamento, e arquivamento das imagens públicas, recolhidas pelas ditas câmaras instaladas nestes “rudimentares sistemas de videovigilância”, está muito aquém, de alguma vez cumprir na integra, o decreto-Lei n.º 135/2014!!!
Assim sendo, o Blog “A Postura”, em relação a esta grave situação de devassa da vida privada de todos os cidadãos, em que está deliberadamente a envolver todo o público que faz diariamente uso dos ditos parques de estacionamento, decidiu desta forma, chamar a atenção de todos os leitores do Blog “A Postura” em particular, e de todos os cidadãos em geral, para o que consta no Decreto-Lei n.º 135/2014 e o Diário da República n.º 172/2014, Série I de 2014-09-08.
Após uma atenta leitura ao conteúdo do referido decreto de lei, apenas restará a cada leitor, que dele retirem as suas próprias ilações, nada mais!!!
# - Ao contrário daquilo que certos (...) têm vindo desde 2013 a tentar influenciar e enganar os queluzenses, neste lamacento país, isto ainda não atingiu o grau de regabofe!
Posto isto ...
E, segundo está previsto na Lei, não é permitido a instalação de sistemas de videovigilância nomeadamente em áreas de âmbito público, sem que para isso seja feito um estudo prévio, a nível da opinião publica, para além do devido pedido á Comissão Nacional de Proteção de Dados, assim como, ao Ministério da Administração Interna!
Refira-se ....
Em linguagem pura e dura neste país das bananas, ainda não é permitido que um qualquer autarca decida por sua iniciativa e alta recreação, mandar instalar a seu belo prazer, câmaras de videovigilância em tudo o que é de ambito público!
Por essa via ....
Que não se meta mais a cabeça na areia, e que se acabem de uma vez por todas com as falsas promessas das quais grande parte do povo, já está  cansado de ser enganado, e é precisamente quando o Blog "A Postura" se refere a estes fatos, que incomoda os responsáveis das desajustadas acções políticas da autarquia de Queluz assim como do município sintrense!
E a razão disso acontecer é muito simples, é que as verdades, têm por vezes o inconveniente de incomodarem certas mentalidades, desfasadas por qualquer motivo, da realidade !
É por isso que o Blog "A Postura" alerta mais uma vez todos os cidadãos!
Para que sejam mais vigilantes, e não permitam serem constantemente enganados, e que não caiam no erro de mais falsas promessas, é necessário que todos saibam por exemplo, quem é que está a ter acesso e a manipular ao seu belo prazer, as imagens deste pseudo sistema de videovigilãncia, que querem a todos "impingir", como sendo o mais adequado para desse modo, ser garantida a segurança de todas pessoas e bens!
Isto é tremendamente, falso ...
Para que se consciencializem todos os queluzenses, a imagem que se segue, é apenas o exemplo da primeira sala de controlo permanente (PSP) onde são visualizadas as câmaras instaladas na Cidade da Amadora, para o qual nem de longe chegariam os escassos €10.730,00, anunciados como sendo o preço contratual para a famigerada instalação efetuada não em um, mas sim, em três parques de estacionamento, nas tais estações de comboios!!
Esquecendo-se curiosamente os promotores de tal irrisória encenação, de que bastaria isto, para assim deste modo resolverem todos os graves problemas de insegurança, criminalidade, violência,  que ao longo dos anos têm sido uma constatação pelos piores motivos, em toda a área abrangente de Queluz, com a conivência dos responsáveis do poder local e municipal, para além, da permanente inoperância das autoridades !
Os responsáveis autarcas e municipais, á imagem deste contrato, continuam erradamente a crerem fazer passar aos queluzenses, a ideia, de que bastará talvez instalar uma câmara do tipo "Made in Chine", e estará assim tudo resolvido, enquanto isso, vão-se esbanjando milhões de euros em obras faraónicas e megalomanias sem o mínimo de interesse e benefício para esta terra de dúbio futuro, e de inseguro progresso!
Contando para isso, com o beneplácito apoio de algum eleitorado!!!
A triste realidade, é a de que desde 2013 o retrocesso tem sido uma constante em Queluz, enquanto que outras cidades e freguesias, vão progredindo dia a dia.
Palavras para quê?!
Bastará recordar talvez como exemplo, Basílio Horta - PS (ainda no CDS), num acalorado debate para as presidenciais com Mário Soares, onde chegou a referir-se ao partido socialista, nestes termos, Cito: "o socialismo, é andar para trás"!!!
Só assim desse modo, se poderá compreender as ações politicas protagonizadas pelo socialismo, na autarquia queluzense, e no município de sintrense!
(este video está publicado, e disponível, aqui no Blog "A Postura")


Clique na imagem para aumentar 

O Blog "A Postura", mostra a todos os leitores como foi o processo para surgimento e a aprovação para o surgimento e implementação de um verdadeiro, genuíno e bem complexo sistema de videovigilância na Cidade da Amadora (ainda longe da sua conclusão mais abrangente), ainda na vigência do Presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, recorrendo para o efeito, a esta notícia da Lusa de 25 março 2013. Cito:
Despacho do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna refere que a Comissão Nacional de Proteção de Dados, deu parecer positivo ao projecto, que foi reformulado.
De acordo com o despacho assinado pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, o projecto foi submetido à CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados, que deu parecer positivo à instalação do sistema de videovigilância!!!
O sucesso foi tão grande, que por exigência da população e comerciantes, a Câmara Municipal da Amadora viria a admitir seis meses após a entrada em funcionamento da videovigilância no município da Amadora, existir a necessidade de alargar a rede videovigilância no concelho!!!Fim de citação
Um fiel testemunho, da utilidade da implementação deste sistema.
Cito: Moradores pedem mais câmaras !
No Jardim Luís de Camões, na Brandoa, uma câmara vigia a envolvente do fórum cultural e das paragens de autocarros à entrada daquele que foi o maior bairro clandestino da Europa!
Era só lama, nem água havia”, recordou Maria Modesta, 81 anos, que mora há 46 no bairro, enquanto aproveita num banco do jardim o sol já fraco de novembro. O marido, Arnaldo Porteiro, 78 anos, considerou à Lusa que a videovigilância trouxe “vantagem, mas era preciso que as pessoas tivessem mais respeito “.
Penso que temos pouca videovigilância, só o ministério do Ambiente e a PSP é que têm. Isto é um bairro social com muitos problemas. Seria excelente que pudesse ter mais câmaras, junto das instituições “, referiu a fundadora da Associação de Moradores do Bairro do Zambujal. Para Maria Felicidade Nunes, 76 anos, a videovigilância “é excelente e faz todo o sentido para a segurança das pessoas e bens”. A associação, que presta assistência a idosos e fornece refeições a 25 famílias, já foi assaltada duas vezes!
Por seu lado, o presidente da Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, João Antunes, disse que a videovigilância é benéfica para o comércio “porque basta as pessoas se sentirem mais seguras para irem às compras com mais facilidade. Quanto mais segurança, mais as pessoas andam na rua e o comércio vive das pessoas na rua “.
Um exemplo, que já deveria ter merecido á muito da parte da autarquia de Queluz, assim como do Município sintrense, a devida implementação, mas que infelizmente, e devido ás contínuas, inqualificáveis e desajustadas ações politicas incompetentes, que apenas se têm vindo vangloriando após os 45 anos da abrilada, com um imenso chorrilho de falsas promessas!
Mas isto até que é bom, principalmente para o "zé pagode votante", que bem têm merecido, os responsáveis autárquicos que tudo têm feito para denegrir cada vez mais, a imagem desta terra sem futuro nem progresso!
Mais uns quantos, que ficaram para a história sim, mas não, pelos melhores motivos!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Pela transparência !

Clique na imagem para aumentar !
(notícia recuperada)
Estado tapa nomes, em contratos públicos! 
Proteção de Dados diz que “não faz sentido”, cito.
Fonte: ZAP -11 abril 2019 
A maioria das instituições públicas está a censurar nomes, assinaturas e outros dados pessoais em contratos assinados com o Estado. A Comissão da Proteção de Dados diz que “não faz qualquer sentido”.
A prática tem-se estendido a vários setores públicos, desde ministérios (como é o caso do da Justiça), câmaras municipais (como Lisboa ou Porto) e outras autarquias, empresas públicas (como as Infraestruturas de Portugal), direções-gerais ou mesmo tribunais, avança esta manhã a TSF.
Esta situação não é comum, o que leva a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) a estranhar a situação. Em declarações à rádio, o organismo diz que esta prática “não faz sentido”.
De acordo com a CNPD, “em nome da transparência”, os contratos devem ser “obrigatoriamente publicados na Internet”. Esta nova prática está a acontecer, provavelmente, devido ao novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, que oferece várias interpretações, e que ainda está em fase de processo legislativo, explicou a CNPD à TSF.
A adaptação do regulamento está presente no portal Base:
http://base.gov.pt/Base/pt/Noticia?A=356 onde são publicados todos os contratos com cunho público. A lei e as indicações do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), que gere o site onde os contratos têm de ser publicitados para facilitar o escrutínio dos contribuintes, estão longe de ser interpretadas por todos da mesma forma.
A maioria das instituições públicas tapam quase tudo o que são dados pessoais, nomeadamente os nomes dos representantes das empresas. Umas entidades tapam ainda as assinaturas dos intervenientes, enquanto outras deixam-nas completamente visíveis. Há também quem tape os nomes dos representantes do Estado (dirigentes públicos ou mesmo políticos) e outros – poucos – continuam a revelar tudo. Fim de citação
# - Curiosamente existe uma zelosa autarca, que não se imiscuiu em dar conhecimento público por exemplo, dos números dos bilhetes de identidade e assinaturas, de todos, (incluindo o da própria), os vários representantes das fações políticas da sua autarquia, o que constituiu para todos os efeitos, uma devassa da privacidade e da proteção de dados dos atingidos, aliás, este lamentável caso, e se bem se lembram, está devidamente publicado (com documentos), aqui no Blog “A Postura”!

O seu, a seu dono !

Clique na imagem para aumentar

Enquanto vão perdurando as mais variadas, inqualificáveis e degradantes situações em Queluz, desde 2013, o Blog “A Postura”, registou que foram efetuadas pelo Município de Sintra, algumas requalificações, efetuadas em várias escolas!!!
==
Data de publicação: 13 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Efima-Eficiência, Instalações e Manutenção, Lda  
Objeto do Contrato: EM-2019/19000139 /CT-2019/19003411 - Empreitada de requalificação de cozinhas da EB Belas 2 e EB Belas 5
Data de celebração do contrato: 26 dezembro 2019
Preço contratual: €153.681,27
Prazo de execução: 90 dias
==
Data de publicação: 13 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Efima-Eficiência, Instalações e Manutenção, Lda
Objeto do Contrato: Empreitada de requalificação da cozinha da EB 2,3 Rui Grácio
Data de celebração do contrato: 26 dezembro 2019
Preço contratual: €109.962,20
Prazo de execução: 60 dias
==
Data de publicação: 06 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: BCITY-Manutenção Espaços Urbanos, Unipessoal, Lda
Objeto do Contrato: Empreitada de arranjos exteriores das Escolas de Agualva 2, Belas 2, Belas 3 e Xutaria - V4
Data de celebração do contrato: 17 dezembro 2019
Preço contratual: €308.779,00
Prazo de execução: 150 dias
==
Data de publicação: 06 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: EFIMA-Eficiência, Instalações e Manutenção, Lda
Objeto do Contrato: Empreitada de Ampliação da EB de Casal de Cambra 2
Data de celebração do contrato: 13 dezembro 2019
Preço contratual: €583.315,69
Prazo de execução: 180 dias
==
Data de publicação: 18 dezembro 2019
Entidade adjudicante: Município de Sintra (500051062)
Entidade adjudicatária: Efima-Eficiência, Instalações e Manutenção, Lda
Objeto do Contrato: Empreitada de requalificação de cozinhas da EB Mira Sintra 1 e EB Mira Sintra 2
Data de celebração do contrato; 17 dezembro 2019
Preço contratual: €177.498,83
Prazo de execução: 90 dias

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A mesma, pasmaceira !

Clique na imagem para aumentar !

Numa altura em que foi atingido praticamente um quarto do mês de janeiro de 2020, regista-se que em Queluz, não surgiu nem um concurso ou projeto, que vise minimizar, melhorar, ou resolver, as enumeras situações e carências mais degradantes que persistem, desde que a respetiva autarca foi eleita em 2013!
É confrangedor !!!
Enquanto isso, o município de sintrense vai continuando a “dar cartas”, pelos mais variados motivos, se não vejamos, alguns curiosos detalhes, devidamente comprovados como vem sendo apanágio, do Blog “A Postura”:
==
Contrato número 773/2019-CT-2019/19003638-Fornecimento de energia elétrica através do mercado liberalizado de eletricidade para o ano de 2020
Data de publicação: 9 janeiro 2020
Entidade adjudicante - Município de Sintra
Objeto do Contrato: Aquisição de Serviços para Execução de Exames Médicos no âmbito da medicina no trabalho.
Data de celebração do contrato: 30 dezembro 2019
Preço contratual: €187.055,33
Prazo de execução: 731 dias
==
Contrato número 793/2019-CT-2019/19002772/74 - Aquisição de Serviços para Execução de Exames Médicos de Medicina do Trabalho
Data de publicação. 9 janeiro 2020
Entidade adjudicante - Município de Sintra
Objeto do Contrato: Aquisição de Serviços para Execução de Exames Médicos no âmbito da medicina no trabalho
Data de celebração do contrato: 30 dezembro 2019
Preço contratual: €187.055,33
Prazo de execução: 731 dias

Clique nas imagens para aumentar 

















==
Contrato número 792/2019-CT-2019/19002775/76 - Aquisição de Serviços para Avaliações psicológicas no âmbito da medicina no trabalho e de admissão
Data de publicação: 3 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Objeto do Contrato: Aquisição de Serviços para Avaliações psicológicas no âmbito da medicina no trabalho e de admissão
Data de celebração do contrato: 30 dezembro 2019
Preço contratual: €51.174,53
Prazo de execução: 731 dias
==
Contrato número 791/2019-CT-2019/19003702
Data de publicação: 03 janeiro 2020
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Objeto do Contrato: Aquisição de serviços para conservação do espaço público, em regime de fornecimento contínuo, para o ano de 2020.
Aquisição de serviços para conservação do espaço público no âmbito das competências da DIE2, em regime de fornecimento contínuo para o ano de 2020.
Data de celebração do contrato: 30 dezembro 2019
Preço contratual: €87.500,00
Prazo de execução: 367 dias

Dulce Pontes, em Sintra !

Fonte Google

O Blog “A Postura”, está em condições de poder avançar, em rigoroso  exclusivo, que no próximo dia 25 de janeiro, pelas 21:30, a artista Dulce Pontes, irá atuar no Auditório Jorge SampaioCentro Cultural Olga Cadaval, num espetáculo inserido nos 30 anos de Música, que terá curiosamente a duração de oitenta minutos, e, sem intervalo!!!

Clique na imagem para aumentar 

Uma imagem que valerá por certo, mais, de mil palavras !!!

domingo, 12 de janeiro de 2020

Faleceu, Fernanda Pires da Silva


Clique na imagem para aumentar !

O Blog “A Postura”, regista com grande pesar, o falecimento da empresária Fernanda Pires da Silva ocorrido hoje 12 janeiro 2020, responsável, pela construção no ano de 1972, do Autódromo do Estoril, aquela que viria a ser o primeiro circuito permanente em Portugal.
O Blog “A Postura”, em relação á Fernanda Pires da Silva, limitar-se-á neste dia, a endereçar para toda a família enlutada, as minhas mais sentidas condolências.
E penso que, para concluir a minha homenagem a esta empreendedora, talvez tenha feito a escolha certa, como sendo a melhor forma de recordar o Circuito Fernanda Pires da Silva, se não, a memorável 1ª vitória de Ayrton Senna da Silva no GP de Portugal em F1, no dia 21 de abril de 1985!
(recorde-se que Ayrton Senna da Silva, possuiu uma residência em Sintra)

Faleceu, Paulo Gonçalves !

Clique na imagem para aumentar

O piloto português Paulo Gonçalves, faleceu !
É com a mais profunda consternação, que hoje 12 de janeiro de 2020, terei de noticiar o falecimento, do piloto e amigo, Paulo Gonçalves, com quem durante largos anos, acompanhei a sua carreira sempre em ascensão no motociclismo!
Desta lamentável notícia, o Blog “A Postura”, apenas dispõe deste comunicado oficial da Direção do Dakar Rally 2020.
Cito:   
Paulo Gonçalves, correndo na moto nº 8, passou de uma queda sustentada 276 quilómetros no especial de hoje. Os organizadores receberam um alerta às 10h08 e despacharam um helicóptero médico que chegou ao motociclista às 10h16 e o ​​encontraram inconsciente após sofrer uma parada cardíaca. Após os esforços de ressuscitação no local, o piloto português foi levado de helicóptero para o Hospital Layla, onde foi declarado tristemente morto.
O piloto português Paulo Gonçalves, de 40 anos, estava a participar no seu 13º Dakar. Ele estreou-se em 2006, e terminou quatro vezes no top 10, incluindo uma impressionante performance como vice-campeão de Marc Coma em 2015. Paulo Gonçalves, campeão mundial de motociclismo de 2013, estava em 46º lugar geral após a 6ª etapa do Dakar 2020. Fim de citação
Neste triste momento, resta enviar as minhas mais sinceras, e profundas condolências, a todos os seus familiares, assim como, a todo o staff da sua equipa!