Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Periclitante, ou talvez não?


É do conhecimento público, um recente anúncio da existência de uma suposta intenção, do responsável do município sintrense, assim como da responsável pela autarquia de Queluz, em terem recentemente manifestado um suposto e curioso interesse, em apetrechar Queluz com um sistema de videovigilância nos pontos nevrálgicos de maior incidência no capítulo da insegurança e violência!
Mas a ideia que fica, é que esta intenção está a começar (muito) mal!!!
E afinal, não passa disso mesmo, de uma suposta intenção!!!
Porquê?......
Porque no entender da “Empresa Municipal Estacionamento de Sintra”, os pontos mais nevrálgicos, e de maior incidência da insegurança e violência em Queluz, seriam, (…) no parque de estacionamento da estação de comboios de Queluz!!!
Para que conste …

Designação do referido contrato:

Data de publicação:  27 agosto 2019
Descrição do Contrato: Fornecimento de sistemas de videovigilância para o Parque de Estacionamento do Rio do Porto, Parque de Estacionamento João de Deus e Parque de Estacionamento de Queluz
Entidade adjudicante: EMES EM S.A - Empresa Municipal Estacionamento de Sintra
Entidade adjudicatária: Vitelsis - Sociedade Comercial de Electrotecnia, Lda
Data de celebração do contrato: 16 julho 2019
Preço contratual: 10.730,00
Afinal não é verdade que em tempo de eleições, é de esperar tudo?

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Fiscalização (in)existente!


Longe vai o tempo, em que infelizmente Queluz se tem vindo a tornar num viveiro de ruínas no espaço público também designado, por espaço urbano!!!
Entre os mais variados tipos de ruínas que têm vindo a proliferar á anos por exemplo, paredes meias com a Junta de Freguesia de Queluz, na Rua Conde de Almeida Araújo.
Que apesar deste fato, a imagem que tem ficado é a, de que os sucessivos responsáveis continuam teimosamente, a olhar pró lado errado!!!
Outras, porém, vão existindo nas zonas periféricas como é o caso de uma, que tem tido uma envolvência especial.
Porque …
Pela sua proximidade, pelos casos em que a mesma tem estado envolvida, e, da qual são conhecidas algumas situações bem curiosas.
A ruína em questão, existe á largos anos, na Rua Luís Simões nos nºs da polícia, 80-82 e 84.


Esta, é a imagem real de uma cidade, sem futuro nem progresso!!!

Este complexo (3 em 1), de ruínas na Rua Luís Simões, em Queluz, tem tido ao longo de vários anos um percurso de surpresas bem preocupantes, senão vejamos!!!
Seguindo um tipo peculiar de procedimentos, em primeiro e por variadas vezes foi contatado o responsável do município sintrense, isto porque, movido por declarações de alguns moradores da zona, foi referenciado o fato de que este “complexo 3 em 1”, existirá um processo em curso, que estará pendente desde 1970, na CM de Sintra!
Porque, devido a exemplos anteriores, o caminho seguinte foi denunciar este degradante caso á responsável pelas “reclamações” da Junta de Freguesia de Queluz, que pelas competências a que está obrigada, limitou-se, a endereçar a referida denuncia á CM de Sintra.
O mesmo será dizer, que lamentavelmente tudo voltou ao ponto zero!!!
Mas, o facto de constatar que todo aquele espaço em ruína, estava a colocar em perigo eminente, todas as pessoas e bens, pelos mais variados motivos de que se destaca por exemplo, a existência de telhas em amianto, vigas em avançado estado de deterioração, assim como o perigo de colapso eminente!
E também .....
Porque naquele lamentável local existiu em tempos a tentativa de violação de uma jovem, porque aquele deplorável lugar, existiram alguns casos de envolvência de toxicodependência, porque aquele (…) foi transformado num urinol público!!!
Por tudo isto, e não só, o caminho seguinte foi envolver a Proteção Civil do Município de Sintra, que a exemplo de anteriores situações, prontamente enviaram para o referido local, uma Engª (C.S.), que pelo seu profissionalismo, viria a tornar-se numa pedra fundamental para a resolução desta lamentável situação, com contornos de num crime de segurança e saúde publica!!!
Surpreendentemente .....
Como sempre, a CM de Sintra tem andado a protelar a resolução de um caso, que comprovadamente, já á anos que deviam ter dado inicio ao desmantelamento da referida "Ruina da Rua Luís Simões, em Queluz", assim como toda aquela zona degradante!!!
Lamentavelmente, apenas a indignação, é o único sentimento motivado a uma inexplicável e deficitária atuação neste caso da “Ruina da Rua Luís Simões em Queluz”, onde estão ligados varios intervenientes da CM de Sintra, nomeadamente, do Departamento de Segurança e Emergência do Município Sintrense, de onde se destacam por exemplo, os responsáveis, dos vários documentos oficiosos que fazem prova, da existência de eminente perigo público,  que toda aquela “degradante estrutura” continua a constituir, para pessoas e bens!!!

Constitui prova do que aqui é feito referência, estes documentos oficiosos, expostos publicamente no dia 10 de janeiro de 2019, no referido espaço, compreendido pelos nºs de policia, 80-82 e 84.

Auto de Vistoria de Segurança e Salubridade

Execução Coerciva

Edital nº 53 do Departamento de Segurança e Emergência

A partir de agora, resta apenas aguardar pela decisão certa, e adequada!!! 

O que á, de errado?


Regressemos por momentos, á cerimónia da apresentação oficial do projeto megalómano do Eixo Verde e Azul, da autoria de Basílio Horta, em Queluz,!!!
Este projeto, tratou-se de uma obra “extremamente ambiciosa”, nas palavras de Basílio Horta, anunciando que, “iria devolver às pessoas, aquilo que lhes pertence”!!!
Farto em frases de ocasião, Basílio Horta não perderia a oportunidade de afirmar ironicamente: que, “este, é um projeto muito bem executado”!!!
Para que não sejam feitas interpretações erradas e fora do contexto, não é intenção estar a pôr em causa, a seriedade das referidas palavras!!!
Claro que não. só que……
Isto de fazer elogios antecipados, e em casa própria, dá quase sempre mau resultado!!!
E, um dos exemplos deste projeto muito bem executado, é o lamentável estado de degradação em que ficou o Rio Jamor, após mais de dois anos de obras de remodelação na zona de Queluz!!!


Saudosos os tempos em que os patos, se sentiam bem no Rio Jamor!!!

Esta é, a imagem real do resultado de um projeto, “muito bem executado”!!!

Basílio Horta, ainda sobre as obras do Eixo Verde e Azul, citação: A construção desta empreitada visa aumentar a qualidade de vida, a valorização do espaço público, a ligação de diversos equipamentos estruturantes nas diferentes áreas abrangidas e criar uma rede de ligações suaves interurbanas, promovendo desse modo as deslocações a pé ou de bicicleta. Fim de citação
Curiosamente, o Sr. Basílio Horta não referiu aqui talvez por lapso, estas realidades á muito denunciadas sobre as tais deslocações, nos “circuitos clicáveis e pedonais do Eixo Verde e Azul!
É que das duas uma, ou o Sr. Basílio Horta está a fingir de propósito que não sabe, o que é muito mau!
Ou então não sabe mesmo, porque as inúmeras denúncias e reclamações enviadas durante vários anos, para o portal do munícipe, terão tido como destino, o (…) caixote do lixo!!!
O que é, muito mais grave!!!
Sr. Basílio Horta, para que tome conhecimento da realidade, as tais deslocações a que o Sr, se tem vindo a referir, nas zonas pedonais e cicláveis do Eixo Verde e Azul, estão muito longe de permitirem apenas, aquilo para o que foram destinadas!!!
Como a foto demonstra, tem sido facilmente constatar “particularmente á noite”, e por variadíssimas vezes, variadas deslocações não só, de pessoas e bicicletas, e algumas trotinetes, mas também, de triciclos com motor assim como variados motociclos, no troço compreendido do Eixo Verde e Azul, que liga a Rotunda Praça D. Pedro IV até a área da Repsol, e vice-versa, facilmente detetáveis á noite devido ao som dos motores e das luzes dos faróis!!!
Para que tenha consciência, deste caso que ainda hoje vai existindo por vezes, ele foi reportado ao Sr. Basílio Horta, no portal do munícipe, ainda decorriam as referidas obras!!!
Dirão os incrédulos, mas como é possível provar isso?

É elementar !!!

Palavras para quê?
Aproveito a ocasião em atalho de foice, para fazer a Basílio Horta esta curiosa referência ainda sobre este troço, recorrendo para o efeito ao velho ditado, “a ocasião faz o ladrão”!!!
E porquê?
Porque Sr. Basílio Horta, pela milionésima vez terei que lamentar o fato que o Sr. tem vindo persistentemente a ignorar, que á mais de um ano, no troço que liga, a Av. Miguel Bombarda (junto ás Finanças), passando pela Rotunda Praça D. Pedro IV em direção á área da Repsol, as dezenas de “novos candeeiros de iluminação pública” ali instalados, têm permanecido inexplicavelmente, …., apagados!



Isto reflete bem, o quanto Basílio Horta se tem vindo a preocupar com a segurança dos cidadãos de Queluz !!!
Palavras para quê?

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Curiosamente, muito curioso!




Com as inerentes dificuldades do dia a dia,  ….. acredito, que se calhar, é daquelas pessoas que á imenso tempo, que não “tem tido tempo”, para ver um filme!
......, de humor, e em português!
De repente, surgiu esta ideia.
Será que vai gostar?
Ummm!
E que tal experimentar?
Não á nenhum problema!
Só você é que vai ver, não é?
Já decidiu?
Então experimente clicar no link,
Ups, não se esqueça de levantar o volume!
E, divirta-se.

No final, e se quiser, deixe o seu comentário!!!
Obrigado.