Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2020

Basílio Horta quer chamar, os americanos !!!

 

Clique na imagem para aumentar


(cito)
Há dias, Basílio Horta pediu aos americanos que intervenham em Sintra. Nascido em 1943, é talvez natural o seu sentimento de que precisamos de ser salvos pelos americanos. É a geração Capitão América.
Helena Coelho 17 outubro 2020
No dia 8 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, aproveitou o Conselho Estratégico Empresarial para partilhar (1) um pouco do que é a sua visão para o concelho.
Depois de admitir que um dos principais problemas na Câmara Municipal de Sintra é a organização – ou a falta dela –, Basílio Horta atirou que não há ninguém em Portugal capaz de resolver a questão; e foi mais longe.
“O Sr. Embaixador em Washington devia receber uma visita do Presidente da Câmara de Sintra (…) que lhe pede – Sr. Embaixador, veja lá aqui, qual é a melhor empresa americana em organização e se há alguma empresa americana em organização que queira fazer um exemplo para a Europa em Sintra”.
Basílio Horta nasceu em 1943, no pico da Segunda Guerra Mundial. É talvez natural, este seu sentimento de que precisamos de ser salvos pelos americanos. É a geração Capitão América!
Afinal, para Basílio Horta, o que é que os americanos conseguem fazer que nós, portugueses, não conseguimos?
O município de Sintra é o segundo mais populoso do país – aqui vive cerca de 20% da população da Grande Lisboa. É ainda o terceiro da Área Metropolitana de Lisboa em termos de área.
Isto conduziu a um claro problema organizacional. Enfrenta-se a dificuldade de gestão de um concelho heterogéneo, que reúne em si populações rurais e urbanas, com características socioeconómicas díspares. Lida-se com decisões difíceis de fundamentar em argumentos que não os financeiros, como foi o caso da reorganização administrativa territorial das freguesias. Vai-se combatendo o inevitável sentimento de abandono vivido por quem habita a periferia.
Mas é no funcionamento dos serviços municipais que estes problemas organizacionais atingem a máxima expressão. Um concelho grande tem muitos processos.
De facto, o peso organizacional e burocrático na Câmara Municipal de Sintra é inegável e referido há já largas décadas. A estrutura foi crescendo com uma hierarquia intrincada, passando muitas vezes por processos informais, difíceis de compreender para quem está de fora. O Departamento de Urbanismo é o exemplo mais flagrante desta realidade. Qualquer arquiteto com atelier no distrito de Lisboa o confirmará. O concelho de Sintra é aquele com o qual é mais difícil trabalhar, obter respostas, dar andamento a processos. Sintra é exemplo, mas pelos piores motivos.
A impossibilidade de pedir e receber, em tempo útil, uma simples certidão, deixa empresários e munícipes com os cabelos em pé.
Se visitarmos o Portal da Queixa, verificamos que a Câmara Municipal de Sintra tem um Índice de Satisfação de 7,7 em 100. Muito longe de municípios como Lisboa, por exemplo, com 78,8, ou Loures, com 64,1.
Já em 2015, a propósito do lançamento da plataforma Sintra Online (2), Basílio Horta admitia existir um problema nos serviços da câmara e apontava a área da gestão urbanística como a mais delicada.
Na altura, esta plataforma apresentava-se como a grande solução para a integração de todos os serviços municipais e a desmaterialização dos processos, tendo constituído um investimento de cerca de 750 mil euros.
Cinco anos volvidos, o problema persiste e o Presidente da Câmara quer chamar os americanos.
(1) - Conselho Estratégico Empresarial de Sintra
Aprecie-se todos os curiosos comentários, no lado direito!
(fim desta citação)

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dose dupla !

Clique na imagem para aumentar

«Com esta gatunagem a Democracia não sobreviverá»
No programa da TVI 24 "Olhos nos Olhos" em 17 Setembro 2012, Medina Carreira e o convidado Paulo Morais, comentam o polémico tema da "Corrupção em Portugal", onde perante vários factos relatados durante o programa, acerca da atual classe política portuguesa, Medina Carreira conclui que esta Democracia não poderá sobreviver com toda esta gatunagem que se verifica no Regime político atual.
Será que vamos voltar a ter outra União Nacional com um outro Estado Novo?
«Partidos políticos são um nojo»
Henrique Medina Carreira volta a descrever a verdadeira situação do país, desta vez a propósito do Magalhães e desse mecanismo biométrico de controlo designado por Cartão do Cidadão.
"Nós Por Cá", SIC, 5 de janeiro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Eram só, uns troquinhos ….

Clique na imagem para aumentar

Isto a ser verdade não deixa de ser lamentável, para além de simbolizar a incompetência, que reina em quem é responsável pela elaboração do OE!
(cito o Sol)
“Belém aponta o erro, entretanto, algo inusitado aconteceu à dotação orçamental para a Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa pediu um Orçamento similar ao dos últimos três anos, que seria de cerca de 16,8 milhões, mas, os mapas entregues no Parlamento apontam um valor de mais, de 32 milhões!
Um erro que Belém não deixou passar ao lado. “Infelizmente, a proposta de lei do Governo contém um erro no novo mapa de classificação orgânica em que os montantes são praticamente duplicados, o que acontece também com outras entidades” escreveu a Presidência da República no seu site oficial, numa atitude inédita desde que Marcelo Rebelo de Sousa é chefe de Estado.” (fim da citação)
Ler a notícia na integra:
Orçamento. Votos contra à direita e Bloco endurece discurso - 14 outubro 2020
Mariana Mortágua avisa Governo que divergências não são detalhes. PCP e PEV mantêm tabu. Tudo em aberto para viabilizar contas de 2021.
Cristina Rita
De erro em erro, assim vai sendo governado este país, há 46 anos …
 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Presidenciais 2016

 

Clique na imagem para aumentar

Recordando ...
Debate entre Paulo Morais e Marcelo Rebelo de Sousa, TVI24

Vai ser bonito, vai ….


Já não era novidade nenhuma para o Blog “A Postura”, de que estaria previsto que neste Orçamento do Estado para 2020, que as freguesias beneficiariam de uma subvenção geral de 228.712.058 euros, valor que foi aumentado em cerca de 8.746.229 euros para 2021! 
Isso mesmo teria ocorrido no decorrer da entrevista feita a 20 de dezembro de 2019, a António Barbosa, que foi durante 16 anos, um digno presidente na JF de Queluz!
https://apostura.blogspot.com/2019/12/um-senhor-presidente.html
De onde se recupera, “nas próximas eleições em 2021, o quadro autárquico muda completamente, e os portugueses não se aperceberam ainda disso, e muita gente que anda na política, também não se apercebeu disso!
Ou seja, as competências que algumas são da câmara, vão passar a ser diretamente para as juntas de freguesia!
As juntas de freguesia, vão passar a poder contratar pela primeira vez, e a receber, quadros técnicos superiores, ou seja, o orçamento de uma Junta de Freguesia vai ter muitos milhões de euros para gerir, vai ter muito quadro técnico, vai necessitar de ter instalações diferentes e por aí fora, ou seja, em 2021, se os partidos continuarem a apostarem em pessoas sem qualidade, ou sem qualificações, e sem competências para gerir uma JF, vai ser o descalabro total nas Juntas de Freguesia, por isso é que eu á pouco dizia, que a genes dos partidos é que está errada, e nas próximas eleições se não tiverem esse cuidado, vai haver JF com muito dinheiro sim, mas com pessoas incompetentes á frente dos seus destinos, e não pode ser,  porque hoje um presidente de uma JF, tem um bom vencimento, e os partidos podiam escolher os melhores para gerir os destinos públicos e os dinheiros públicos!!!
Veremos como vai ser … 

domingo, 11 de outubro de 2020

Nem uma ficará .... para recordar !

Clique na imagem para aumentar

Não faltará muito, para deixar por certo de existir qualquer símbolo, ou referência que recorde pelos melhores motivos às gerações vindouras, a existência dos antepassados portugueses …
(cito)
Vários militantes anunciaram a intenção de derrubar a estátua na segunda-feira, dia em que se assinala a chegada do explorador à América, em 1492.
https://sol.sapo.pt/artigo/711387/autoridades-mexicanas-removeram-estatua-de-cristovao-colombo-da-capital
Após aceder a esta notícia do SOL, complemente-a, com a leitura dos referidos comentários nela inseridos!!!
Imagem: Estátua de Cristóvão Colombo vandalizada no Funchal
https://www.dnoticias.pt/2020/7/26/68138-estatua-de-cristovao-colombo-vandalizada-no-funchal
Autoridades mexicanas removeram estátua de Cristóvão Colombo da capital!