Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Carta aberta !

Clique na imagem para aumentar

Carta aberta ao Vereador Dr. Eduardo Quinta Nova - CM de Sintra!

Assunto: Processo registado sob o n.º 13271/2019 - SM 78117/2019!!!

Queluz, 10 janeiro 2020

Francisco Joaquim dos Santos Baudouin, morador em Queluz á mais de quarenta anos, e autor/editor do Blog “A Postura”, dirijo-me nesse sentido a V. Exa pelo simples fato, de por enumeras vezes rececionar por via da senhora Lúcia Bernardes - Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Munícipe, os mais variados tipos de mails da sua parte, referentes a uma degradante situação, que de si apenas tem sido referenciado neste estilo, cito: “Relativamente à reclamação/petição apresentada junto do Gabinete de Apoio ao Munícipe, incumbe-me o Exmo. Senhor Vereador, Dr. Eduardo Quinta Nova, de informar que, após diligências efetuadas pelo Departamento de Segurança e Emergência, foi-nos comunicado que, no âmbito de fiscalização efetuada, procedeu-se à notificação do proprietário, de uma edificação que se encontra em mau estado de conservação e que foi objeto de vistoria nos termos dos artigos 89º e 90º do RJUE – Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, não tendo sido possível de outra forma de notificação.” Fim de citação
Senhor Vereador, Dr. Eduardo Quinta Nova, pelo respeito que tem demonstrado relativamente a este caso, apenas me resta lamentar que o mesmo tenha sido entregue a um vereador, sem o mínimo de respeito pelos cidadãos!!!
Para avivar de uma vez por todas, a sua memória, á longos anos de que tanto eu, como o município sintrense somos sabedores de tudo o que este crime a céu aberto em Queluz, tem estado na iminência de vir a causar tanto a pessoas, como a bens, que apenas a continua politica desastrosa dos responsáveis do município sintrense, têm vindo a incumbir tamanha incompetência!!!
Senhor vereador Eduardo Quinta Nova, os dados são relevantes e as provas, não á como negar as clarividências …
Em face do que tem sido infelizmente, prática corrente por parte dos responsáveis da CM de Sintra, desde 17 abril 2018, altura em que foi elaborado, pelos Peritos Técnicos da Divisão de Policia Municipal e Fiscalização da CM de Sintra: Assistente Técnico-Daniel Afonso, Técnico Superior-António Simões e ainda o Arquiteto-António Saraiva, o Auto de Vistoria de Segurança e Salubridade a um conjunto de 3 antigas (três) lojas situadas nos n.ºs 80, 82 e 84 da Rua Luís Simões, em Queluz!
Mas …
Antes de prosseguir, não posso deixar de emitir o meu mais sentido de repúdio e a mais profunda indignação, por este caso ter sido entregue a um vereador que não reúne minimamente as caraterísticas necessárias, e as mais adequadas, para dar cumprimento na resolução desta grave situação!
Este caso da Ruína da Rua Luís Simões, pelos indesmentidos fatos estará muito longe de alguma vez poder vir a ter uma solução credível, com um vereador cujos pelouros baseiam-se entre outros,
do Departamento Jurídico, Gabinete Médico-Veterinário, o Departamento de Solidariedade e Inovação Social, e ainda, do Gabinete de Apoio ao Munícipe, não ter curiosamente e como seria de esperar, uma ligação direta com pelouros como aqueles que ocupa por exemplo, o Senhor Vereador - Domingos Quintas e que são:  Departamento de Obras Municipais e Gestão do Espaço Público, e ainda, o do Serviço Municipal de Proteção Civil!
Isto é um sacrilégio, para não falar em mais uma falta de respeito pelos queluzenses!!!
Quero com isto referir o fato de que, terá havido a meu ver, uma estranha e errada atribuição (movida apenas por meros interesses) da minha denuncia, referente a este caso a que tenho vindo a designar pela “Ruína da Luís Simões”, e que pelos fatos que desde 2018 mereceram de alguns técnicos da própria CM de Sintra, a referencia de uma situação que tem vindo pelos mais variados motivos, a por em perigo pessoas, e bens materiais!
Pelos mais variados motivos por mim expostos por enumeras vezes á CM de Sintra, que ousou,  assim como á responsável da autarquia de Queluz, sem que tenham merecido como é apanágio, a devida atenção por serem como noutros casos, sempre desvalorizados, á vários anos a esta parte, tendo inclusive sido dado conhecimento á Proteção Civil do Município de Sintra que por duas vezes fez deslocar ao local uma Engª,  e perante os documentos (3) dos quais disponho cópias, sou forçado a informá-lo com todo o rigor, de que está a CM de Sintra a cometer aquilo que já referenciei em artigo publicado no Blog “A Postura”, https://apostura.blogspot.com/ como sendo,  “Um crime a céu aberto, em Queluz!”, publicado no passado dia 17 de dezembro de 2019, artigo esse onde estão publicados: o Auto de Vistoria – Auto de Execução Coerciva e o Edital nº 53 referente á abertura do processo nº 1529/2018 referente ao documento nº 1378/2019!
E que esses serviços da CMS, muito habilmente se têm vindo a esquivarem pelos mais variados motivos, em prestarem as adequadas intervenções!!!
Documentos que só por si, identificam aquela zona de "perigo iminente"!
Senhor Vereador Eduardo Quinta Nova, perante tudo o que até aqui já referi apenas me restará dizer, que caso venha a existir algum acidente no referido local, em termos dos seus diretos responsáveis eles estão todos identificados, e nenhum deles estará livre de não ficar, com sangue nas mãos!!! (entenda-se isto para além de uma simples forma de expressão)!!!
Senhor Eduardo Quinta Nova, como infelizmente já tem vindo a ser do meu vasto conhecimento a forma ignóbil, irresponsável, deplorável,  incluindo os mais baixos métodos usados por essa autarquia, sempre que são solicitados para situações onde os próprios fiscais, e policia do Município catalogam como é habito, posta de parte, que algum digno responsável da CM de Sintra se digne em deslocar-se ao referido local peço a V. Exa, a bem de todos quantos têm tido as suas vidas em perigo, que no mínimo, e em consciência, visualize V. Exa o referido artigo “Um crime a céu aberto, em Queluz!”, podendo V. Exa acrescentar ainda um seu comentário no referido artigo ao qual agradeceria!
E caso, ainda se predisponha em consciência comprovar o que teve ocasião de constatar pessoalmente, peço-lhe que faça prova dos fatos, junto da Ex.ma Senhora Engª Carla Souto do Serviço Municipal da Proteção Civil de Sintra!

Posto isto, apenas me resta referir o quanto este silêncio, tem sido bem comprometedor!!!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

P'rá história !

Clique na imagem para aumentar !

Um eterno, mau serviço !

Clique na imagem, para aumentar (foto do dia 8 janeiro 2020)

Como por variadíssimas vezes aqui tenho referido, a existência do Blog “A Postura”, em muito se deve entre outros motivos, ao de persistirem as mais variadas situações de completa incompetência, não só ao nível da autarquia de Queluz e Belas, como ainda do município sintrense, nos mais variados setores, assim como dos prestadores de serviços, ligados neste caso á JF de Queluz, por decisão municipal!
Refiro-me em concreto ao péssimo serviço, que os SMAS de Sintra têm vindo ao longo dos anos a prestar, não só a Queluz em particular, como á sua população no geral, isto no que concerne em concreto, sobre a recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos, na limpeza e higienização dos referidos contentores, (situação que nunca aconteceu, assim como, ao nível esgotos urbanos á variados anos fato que tem provocado cheiros nauseabundos), para além de se registar ainda, a destruição de grande número de contentores!
A deficiente prestação dos SMAS de Sintra em Queluz, já tinha aliás merecido a adequada atenção do Blog “A Postura” no artigo “SUMA versos, SMAS de Sintra” publicado no dia 30 setembro de 2019!!!
Mas apesar disso …
Têm-se vindo ultimamente a ser registado com estranheza e alguma frequência, o fato de alguns dos contentores do “lixo”, serem inexplicavelmente depositados, a mais de um metro de distância dos passeios, nomeadamente na Rua Luís Simões junto ao nº 49 em Queluz, alguns deles, chegando mesmo a estar demasiado próximo do local, por onde circulam os veículos de grandes dimensões!
Este fato como será bem compreensível, tem vindo a causar um enorme incómodo e transtorno, nomeadamente ás pessoas mais idosas que como as imagens aqui bem demonstram, é difícil aceder ao “pedal” para que desse modo seja possível levantar a tampa do referido contentor, para que sejam, no local adequado, depositados os sacos do dito “lixo”! (e não só)..
Refira-se ainda o fato de este caso já ter sido comentado inclusive, pelo próprio “varredor” dos SMAS de Sintra, que também ele, tem sentido a dificuldade em aceder ao referido contentor!!!
Consequências evitáveis …
Esta situação em muitos dos casos, tem originado que alguns dos cidadãos menos zelosos, acabem muitas das vezes por deixar o seu lixo no chão, com as inerentes consequências de todos sobejamente conhecidas!!
Estes casos apenas propiciam que sejam habitualmente recordados pela população, o saudoso tempo em que a SUMA prestou um inigualável serviço em Queluz, no decorrer do seu contrato, posteriormente cancelado pelo zeloso responsável pelo município sintrense!
Coincidência ou ironia?!
…., sempre que se tem efetuado alguma alteração em Queluz, é sempre para bem pior !

Clique na imagem, para aumentar (foto do dia 7 janeiro 2020)

«EM ATUALIZAÇÃO»
Após serem efetuadas pelo Blog "A Postura", insistentemente, os mais variados tipos de reclamações junto dos SMAS de Sintra, na pessoa da, Dr.ª Mafalda Ventura, da Divisão de Auditoria, Sistema de Gestão Integrado e Comunicação, de onde foram obtidos variável mente, resultados infrutíferos, ou, um silêncio comprometedor!!
Porque lamentavelmente, esta degradante situação persiste em manter-se, hoje dia 9 janeiro 2020, e após a obtenção das referidas imagens, o Blog "A Postura" decidiu ir um pouco mais longe, contatando desta vez, a Dr.ª Luzia Brito, pessoa em que residem a partir de agora, as esperanças numa rápida, e definitiva resolução desta "repugnante" situação!

Clique nas imagens para aumentar


                                                 
Em atualização permanente!
          
Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar !

Em atualização permanente

 Clique nas imagens para aumentar


Um devido esclarecimento !
Como os leitores do Blog “A Postura” tiveram conhecimento, durante vários dias, os SMAS de Sintra como vem sendo habito, desvalorizaram mais uma vez, as várias reclamações dos cidadãos, neste caso, a degradante situação da colocação do contentor a mais de um metro, desviado do passeio, na Rua Luís Simões junto ao nº 49, em Queluz!
Tendo-se lamentavelmente registou-se ainda, por parte da Dr.ª Mafalda Ventura – Divisão de Auditoria, Sistema de Gestão Integrado e Comunicação, assim como, da Dr.ª Luzia Brito, uma atuação a todos os níveis reprováveis, e que por este motivo, em nada beneficiam (pelos piores motivos), a imagem dos SMAS de Sintra!
Esta degradante situação apenas ficou resolvida no passado dia 13 janeiro, quando, alguns moradores se predispuseram em fazer, o que competia aos SMAS de Sintra, ou seja, colocar o contentor no devido lugar!
Lamentavelmente!

Upsss !

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Será isto, o progresso ?

Já estariam provavelmente “alguns figurantes”, a esfregarem as mãos de contentamento a pensarem se o Blog “A Postura” iria em 2020, alterar a sua linha redatorial que o tem caraterizado, prova disso, o crescente aumento do número de leitores!
Posto isto …
Hoje domingo 5 janeiro 2020, dediquei a parte tarde para a minha bem criteriosa visita, calculem só, aonde terei eu andado de máquina fotográfica em punho, e ouvir atentamente os lamentos de uma infinidade de moradores?!
Aonde?!
Nada mais nada menos – andei por Belas, a terra dos fofos, pois tá claro!
Confesso que cheguei em dada altura, (bem remota), a pensar que aquilo ali pós lados de Belas, poderia talvez estar mais bem “arrumadinha”, do que a terriola de Queluz!
Pura mentira!
Enganei-me, redondamente …
Posto isto, e depois de tudo o que constatei numa ínfima visita a Belas, a minha opinião só poderia ser!
quem nasce incompetente, tarde ou nunca se valorizará!”
Mas, avencemos!
Ao chegar a Belas, confesso que a minha grande preocupação residia em ir apreciar as obras do tal, “Edifício Multiusos Cultural, de Belas” que conta para o efeito com o beneplácito apoio do autarca sintrense, ali mesmo nas barbas do velho edifício da JF, e onde em tempos existiu o velho cinema lá do burgo, obras essas, orçadas em 468.678,12, se não houverem “derrapagens”, claro!
Mas para espanto meu, ainda muito antes de chegar ao centro de Belas, onde existe o largo com um jardim, um coreto, e algo mais de que todos os leitores se irão rir provavelmente, mais á frente!
...., entretanto, daria de caras com este interessante outdoor!!!

Clique nas imagens para aumentar

Ao fim de 15 anos, já terá prescrito o apoio da CM de Sintra

A minha veia jornalística, logo me encaminhou para um curioso grupo de cidadãos que me elucidaram que aquele esfarrapado outdoor, afinal já está ali á mais de quinze anos, sem que ninguém do poder local ou regional, tenha dado a devida resolução, a mais esta “notável” falsa promessa eleitoral!
Upsss …
Pensei eu …
Mas aonde terei eu já ouvido falar nesta coisa, de “falsas promessas eleitorais”?!
Em rodapé final da nossa animada conversa, ficou um interessante e oportuno reparo, “eles mandaram para aí uma presidente que ainda faz menos, que os outros, que para cá vieram”!
Parece ser cíclico …
Mas, o melhor estaria ainda para vir, quando dei de caras com o que resta do “Chalet Violeta”, ali, mesmo á entrada da Av. Cândido dos Reis que por breves momentos me fez recordar o “viveiro das ruínas em Queluz”, paredes meias, com o edifício da JF de Queluz!
Foi sistemático vir-me ao pensamento, e não ter a mínima dúvida, que “este é o ambiente ideal, para um qualquer presidente que se prese a tão nobre desígnio”!!!


Não errei nada, quando fiz á pouco referência ao “viveiro de ruínas”, prova disso, é o que existe na dita Av. Cândido dos Reis, quase a fazer corar de inveja, a dita zona envolvente ao Parque junto da Rua Conde Almeida Araújo, em Queluz, onde existe curiosamente a JF de Queluz!!!
Acredito piamente que a autarca se sinta em Belas, tal e qual, como que se estivesse em Queluz, nem no imaginário seria tão prefeito este análogo!


Saído da Av. Cândido dos Reis, a caminho da zona dos “Fofos de Belas” pela Av. Dª Leão D’ Oliveira, fiquei petrificado ao ver ao fundo, o que resta do antigo e majestoso edifício, onde outrora existiu, o café “Marquês”, que segundo testemunhos de alguns moradores afirmaram, estar já há algum tempo em fase de recuperação, nada mau!!!


Mas com tudo isto, nem me dei conta que ali mesmo, ao lado, na esquina da dita Av. Dª Leão D’ Oliveira do lado esquerdo, estava mais uma imponente ruína!!


Aqui chegado, já não haveria lugar para mais dúvidas, a JF de Belas, estava efetivamente no mesmo estilo degradante, que o “viveiro de ruínas” de Queluz!
Ainda não refeito, de tão surpreendente conclusão …
E, prosseguindo nesta “odisseia” por Belas, constatei que também ali se encontram variados sinais evidentes, da falta de civismo e educação!



Mas eis senão, quando me preparava para virar para a zona central de Belas, para ir ao encontro das tais obras do famigerado “Edifício Multiusos Cultural, de Belas”, daria de caras na Travessa do Conde de Pombeiro, com mais um edifício de aspeto duvidoso, ladeado por edificados restaurados!
Aqui neste caso concreto, ficaria uma dúvida, já que alguns dos moradores não confirmariam se o referido edifício estaria ou não, degradado ou abandonado, mas pelo aspeto!


A partir daqui, o caminho levar-me-ia finalmente ao jardim central de Belas!


E caso se recordem, á pouco referi que chegado aqui ao jardim central de Belas, haveria motivos para que todos os leitores se rissem, e porquê?!


Clique nas imagens para aumentar

Porque, é simplesmente inacreditável ….
Esta foto, representa nada mais nada menos, do que a mais perfeita idiotice, ignorância e incompetência de quem alguma vez foi atribuída a responsabilidade, de assumir os destinos  autárquicos, em Belas!
Porquê?
Porque, neste jardim central de Belas, um local onde habitualmente é frequentado por largas centenas de pessoas de ambos os sexos!
Para o espanto geral, estes dois Wc’s públicos inaugurados a 25 abril 1981, encontram-se encerrados ao público em geral, á largos anos!!!
Será, que quando existir, o “Edifício Multiusos Cultural de Belas”, estes 2 Wc’s públicos irão permanecer fechados no remodelado jardim “25 de abril”, desde 1998, como símbolo da liberdade?
Ou será, que, entretanto, deverão ser também remodeladas, algumas mentalidades autárquicas?
É por demais evidente, que neste capítulo dos Wc’s públicos, Queluz está em clara vantagem em relação, a Belas!
Porquê?
Porque enquanto Belas tem 2 Wc’s públicos, fechados ao público á largos anos, em Queluz, existe um, para todos os sexos e aberto 365 dias por ano! Refiro-me claro está, á cabine do elevador da estação de comboios de Queluz-Belas!!


Estarão os leitores a pensar que afinal tinha ido eu a Belas, e não tinha visto onde se pensa poder vir a existir, o tal “Edifício Multiusos Cultural, em Belas”?
Nada disso ....
O caso é que para já, apenas se poderá constatar e registar, o que ainda resta do antigo, e saudoso cinema de Belas, já que ao nível das obras, elas  mantêm-se no "imaginário". Como que, a fazer lembrar o caso do tal projeto apresentado no inicio deste artigo, onde á 15 anos se espera que com o apoio da CM de Sintra, dê finalmente inicio ás obras do prometido, Centro de Dia e Creche, onde para o efeito, á 15 anos que existe o terreno devidamente limitado!!!
Diz a sabedoria popular que, fácil, é prometer, o mais difícil, é cumprir!!!

O saudoso cinema de Belas, numa versão, de parque de estacionamento !!!


Estas nada mais são, senão, as fieis e indesmentíveis imagens, do resultado degradante fruto do trabalho, e das ações politicas, de todos aqueles que á anos tem tido a missão de gerir os destinos autárquicos em Belas, e que para isso, muito têm contribuído por certo ao longo dos anos, as decisões erráticas de grande parte dos cidadãos!!!  
Atualizações ...
Este interessante artigo não ficaria completo, se não fosse aqui incluído, primeiro, este comprovativo do contrato de (5 novembro 2019) referente, á empreitada de reabilitação do edifício, onde existiu o saudoso cinema de Belas, onde é curiosamente referenciado implicitamente, o nome de Basílio Horta, como sendo o dono das obras da dita empreitada, que bem poderão vir a estar na origem, do Edifício Multiusos Cultural, de Belas!!!

Clique na imagem para aumentar !

Em segundo lugar, fazer ainda aqui referência, da existência de 2 (dois) Diários da República referentes á; Empreitada de Reabilitação do Edifício Multiusos Cultural, de Belas!
- DR nº 63 de 29 março 2019
Anúncio de procedimento n.º 3247/2019 - Edifício Multiusos Cultural, de Belas, onde era apresentado o valor de €400.754.69!
 =
E o ... 
- DR nº 140 de 24 julho 2019
Anúncio de procedimento n.º 7816/2019 - Edifício Multiusos Cultural, em Belas, onde era apresentado o valor de 470.000.00!
Para finalizar esta atualização referente ao artigo, “Será, isto progresso?” dedicado em exclusivo, a Belas, apenas mais esta nota digna de registo, para a qual, peço a melhor atenção!
Como é que reagirão, os responsáveis do poder local e regional, sempre que ao se deslocarem a Belas, e que por força maior tenham de passar pela Av. Marinha Portuguesa (rua principal), e encararem de frente, com aquele outdoor que á quinze anos vem anunciando caprichosamente, “ Futuras Instalações” – Centro de Dia – Apoio Domiciliário - Creche, e o mais surpreendente, anunciar o apoio, da CM de Sintra?!

As imponentes instalações, da JF de Belas (até parece nova!!!)