Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Será isto, o progresso ?

Já estariam provavelmente “alguns figurantes”, a esfregarem as mãos de contentamento a pensarem se o Blog “A Postura” iria em 2020, alterar a sua linha redatorial que o tem caraterizado, prova disso, o crescente aumento do número de leitores!
Posto isto …
Hoje domingo 5 janeiro 2020, dediquei a parte tarde para a minha bem criteriosa visita, calculem só, aonde terei eu andado de máquina fotográfica em punho, e ouvir atentamente os lamentos de uma infinidade de moradores?!
Aonde?!
Nada mais nada menos – andei por Belas, a terra dos fofos, pois tá claro!
Confesso que cheguei em dada altura, (bem remota), a pensar que aquilo ali pós lados de Belas, poderia talvez estar mais bem “arrumadinha”, do que a terriola de Queluz!
Pura mentira!
Enganei-me, redondamente …
Posto isto, e depois de tudo o que constatei numa ínfima visita a Belas, a minha opinião só poderia ser!
quem nasce incompetente, tarde ou nunca se valorizará!”
Mas, avencemos!
Ao chegar a Belas, confesso que a minha grande preocupação residia em ir apreciar as obras do tal, “Edifício Multiusos Cultural, de Belas” que conta para o efeito com o beneplácito apoio do autarca sintrense, ali mesmo nas barbas do velho edifício da JF, e onde em tempos existiu o velho cinema lá do burgo, obras essas, orçadas em 468.678,12, se não houverem “derrapagens”, claro!
Mas para espanto meu, ainda muito antes de chegar ao centro de Belas, onde existe o largo com um jardim, um coreto, e algo mais de que todos os leitores se irão rir provavelmente, mais á frente!
...., entretanto, daria de caras com este interessante outdoor!!!

Clique nas imagens para aumentar

Ao fim de 15 anos, já terá prescrito o apoio da CM de Sintra

A minha veia jornalística, logo me encaminhou para um curioso grupo de cidadãos que me elucidaram que aquele esfarrapado outdoor, afinal já está ali á mais de quinze anos, sem que ninguém do poder local ou regional, tenha dado a devida resolução, a mais esta “notável” falsa promessa eleitoral!
Upsss …
Pensei eu …
Mas aonde terei eu já ouvido falar nesta coisa, de “falsas promessas eleitorais”?!
Em rodapé final da nossa animada conversa, ficou um interessante e oportuno reparo, “eles mandaram para aí uma presidente que ainda faz menos, que os outros, que para cá vieram”!
Parece ser cíclico …
Mas, o melhor estaria ainda para vir, quando dei de caras com o que resta do “Chalet Violeta”, ali, mesmo á entrada da Av. Cândido dos Reis que por breves momentos me fez recordar o “viveiro das ruínas em Queluz”, paredes meias, com o edifício da JF de Queluz!
Foi sistemático vir-me ao pensamento, e não ter a mínima dúvida, que “este é o ambiente ideal, para um qualquer presidente que se prese a tão nobre desígnio”!!!


Não errei nada, quando fiz á pouco referência ao “viveiro de ruínas”, prova disso, é o que existe na dita Av. Cândido dos Reis, quase a fazer corar de inveja, a dita zona envolvente ao Parque junto da Rua Conde Almeida Araújo, em Queluz, onde existe curiosamente a JF de Queluz!!!
Acredito piamente que a autarca se sinta em Belas, tal e qual, como que se estivesse em Queluz, nem no imaginário seria tão prefeito este análogo!


Saído da Av. Cândido dos Reis, a caminho da zona dos “Fofos de Belas” pela Av. Dª Leão D’ Oliveira, fiquei petrificado ao ver ao fundo, o que resta do antigo e majestoso edifício, onde outrora existiu, o café “Marquês”, que segundo testemunhos de alguns moradores afirmaram, estar já há algum tempo em fase de recuperação, nada mau!!!


Mas com tudo isto, nem me dei conta que ali mesmo, ao lado, na esquina da dita Av. Dª Leão D’ Oliveira do lado esquerdo, estava mais uma imponente ruína!!


Aqui chegado, já não haveria lugar para mais dúvidas, a JF de Belas, estava efetivamente no mesmo estilo degradante, que o “viveiro de ruínas” de Queluz!
Ainda não refeito, de tão surpreendente conclusão …
E, prosseguindo nesta “odisseia” por Belas, constatei que também ali se encontram variados sinais evidentes, da falta de civismo e educação!



Mas eis senão, quando me preparava para virar para a zona central de Belas, para ir ao encontro das tais obras do famigerado “Edifício Multiusos Cultural, de Belas”, daria de caras na Travessa do Conde de Pombeiro, com mais um edifício de aspeto duvidoso, ladeado por edificados restaurados!
Aqui neste caso concreto, ficaria uma dúvida, já que alguns dos moradores não confirmariam se o referido edifício estaria ou não, degradado ou abandonado, mas pelo aspeto!


A partir daqui, o caminho levar-me-ia finalmente ao jardim central de Belas!


E caso se recordem, á pouco referi que chegado aqui ao jardim central de Belas, haveria motivos para que todos os leitores se rissem, e porquê?!


Clique nas imagens para aumentar

Porque, é simplesmente inacreditável ….
Esta foto, representa nada mais nada menos, do que a mais perfeita idiotice, ignorância e incompetência de quem alguma vez foi atribuída a responsabilidade, de assumir os destinos  autárquicos, em Belas!
Porquê?
Porque, neste jardim central de Belas, um local onde habitualmente é frequentado por largas centenas de pessoas de ambos os sexos!
Para o espanto geral, estes dois Wc’s públicos inaugurados a 25 abril 1981, encontram-se encerrados ao público em geral, á largos anos!!!
Será, que quando existir, o “Edifício Multiusos Cultural de Belas”, estes 2 Wc’s públicos irão permanecer fechados no remodelado jardim “25 de abril”, desde 1998, como símbolo da liberdade?
Ou será, que, entretanto, deverão ser também remodeladas, algumas mentalidades autárquicas?
É por demais evidente, que neste capítulo dos Wc’s públicos, Queluz está em clara vantagem em relação, a Belas!
Porquê?
Porque enquanto Belas tem 2 Wc’s públicos, fechados ao público á largos anos, em Queluz, existe um, para todos os sexos e aberto 365 dias por ano! Refiro-me claro está, á cabine do elevador da estação de comboios de Queluz-Belas!!


Estarão os leitores a pensar que afinal tinha ido eu a Belas, e não tinha visto onde se pensa poder vir a existir, o tal “Edifício Multiusos Cultural, em Belas”?
Nada disso ....
O caso é que para já, apenas se poderá constatar e registar, o que ainda resta do antigo, e saudoso cinema de Belas, já que ao nível das obras, elas  mantêm-se no "imaginário". Como que, a fazer lembrar o caso do tal projeto apresentado no inicio deste artigo, onde á 15 anos se espera que com o apoio da CM de Sintra, dê finalmente inicio ás obras do prometido, Centro de Dia e Creche, onde para o efeito, á 15 anos que existe o terreno devidamente limitado!!!
Diz a sabedoria popular que, fácil, é prometer, o mais difícil, é cumprir!!!

O saudoso cinema de Belas, numa versão, de parque de estacionamento !!!


Estas nada mais são, senão, as fieis e indesmentíveis imagens, do resultado degradante fruto do trabalho, e das ações politicas, de todos aqueles que á anos tem tido a missão de gerir os destinos autárquicos em Belas, e que para isso, muito têm contribuído por certo ao longo dos anos, as decisões erráticas de grande parte dos cidadãos!!!  
Atualizações ...
Este interessante artigo não ficaria completo, se não fosse aqui incluído, primeiro, este comprovativo do contrato de (5 novembro 2019) referente, á empreitada de reabilitação do edifício, onde existiu o saudoso cinema de Belas, onde é curiosamente referenciado implicitamente, o nome de Basílio Horta, como sendo o dono das obras da dita empreitada, que bem poderão vir a estar na origem, do Edifício Multiusos Cultural, de Belas!!!

Clique na imagem para aumentar !

Em segundo lugar, fazer ainda aqui referência, da existência de 2 (dois) Diários da República referentes á; Empreitada de Reabilitação do Edifício Multiusos Cultural, de Belas!
- DR nº 63 de 29 março 2019
Anúncio de procedimento n.º 3247/2019 - Edifício Multiusos Cultural, de Belas, onde era apresentado o valor de €400.754.69!
 =
E o ... 
- DR nº 140 de 24 julho 2019
Anúncio de procedimento n.º 7816/2019 - Edifício Multiusos Cultural, em Belas, onde era apresentado o valor de 470.000.00!
Para finalizar esta atualização referente ao artigo, “Será, isto progresso?” dedicado em exclusivo, a Belas, apenas mais esta nota digna de registo, para a qual, peço a melhor atenção!
Como é que reagirão, os responsáveis do poder local e regional, sempre que ao se deslocarem a Belas, e que por força maior tenham de passar pela Av. Marinha Portuguesa (rua principal), e encararem de frente, com aquele outdoor que á quinze anos vem anunciando caprichosamente, “ Futuras Instalações” – Centro de Dia – Apoio Domiciliário - Creche, e o mais surpreendente, anunciar o apoio, da CM de Sintra?!

As imponentes instalações, da JF de Belas (até parece nova!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...