Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de março de 2021

Esqueceram-se, da Ponte Verde no IC19 ?


Parece mentira, mas já passaram quatro anos, que começou a ser anunciada a construção de uma Ponte Verde no IC 19. Projecto incluía a construção de uma ponte pedonal, entre a matinha dos jardins do palácio nacional de Queluz e a Mata da Matinha, que fizeram parte da Real Quinta de Queluz, encontrando-se separadas pelo IC19.
Esta suposta obra estava na altura, orçada, em cerca de 4,4 milhões de euros, e mais uma vez, ficar-se-ia pela intenção!
Referências - Passo a passo …!
Take 1
Concursos de ideias para requalificação no Eixo Verde e Azul
8 fevereiro 2017
https://cm-sintra.pt/atualidade/ambiente/concursos-de-ideias-para-requalificacao-no-eixo-verde-e-azul
Take 2
Sintra assina memorando para construção de ponte verde sobre o IC19 em Queluz'.
A construção de uma ponte verde sobre o itinerário complementar (IC) 19, que ligará o Palácio de Queluz e a Matinha, será hoje objeto de um memorando entre o município de Sintra e a Infraestruturas de Portugal.
22 mar 2019
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sintra-assina-memorando-para-construcao-de-ponte-verde-sobre-o-ic19-em-queluz
Take 3
Concurso Projecto ponte verde de Queluz
Foram apresentadas 8 propostas ao concurso público de conceção para a elaboração do projecto Ponte Verde de Queluz. O concurso foi promovido pela Parques De Sintra – Monte da Lua S.A. em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra e contou com a assessoria da OASRS.
30 março 2017
http://encomenda.oasrs.org/concursos/detalhe/X3ktkz/projecto-ponte-verde-de-queluz
Take 4
Entrega dos prémios dos concursos de ideias para requalificação do Eixo Verde Azul
21 abril 2017
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/entrega-dos-premios-dos-concursos-de-ideias-para-requalificacao-do-eixo-verde-azul
Take 5
Vencedores do concurso de ideias do Eixo Verde e Azul recebem prémios no Palácio Nacional de Queluz
28 abril 2017
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/vencedores-do-concurso-de-ideias-do-eixo-verde-e-azul-recebem-premios-no-palacio-nacional-de-queluz
Take 6
Concurso público do Eixo Verde e Azul foi lançado
27 julho 2017
https://cm-sintra.pt/atualidade/ambiente/concurso-publico-do-eixo-verde-e-azul-foi-lancado
Take 7
Câmara inicia construção da rede ciclável da Cidade de Queluz e dos Eixos de Massamá-Belas
11 março 2019
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/camara-inicia-construcao-da-rede-ciclavel-da-cidade-de-queluz-e-dos-eixos-de-massama-belas
Take 8
Entendimento para construção de Ponte Verde sobre o IC19
A Câmara Municipal de Sintra e as empresas Infraestruturas de Portugal e Parques de Sintra-Monte da Lua assinam esta sexta-feira um memorando de entendimento para a construção da Ponte Verde sobre o Itinerário Complementar 19 (IC19), via rodoviária que liga Sintra a Lisboa.
22 março 2019
https://www.ocorreiodalinha.pt/2019/03/21/entendimento-para-construcao-de-ponte-verde-sobre-o-ic19/
Take 9
Sintra assina memorando para construção de ponte verde sobre o IC19 em Queluz
22 de março de 2019
https://www.publico.pt/2019/03/22/local/noticia/sintra-assina-memorando-construcao-ponte-verde-ic19-queluz-1866382
Take 10
Sintra lança concurso público de mais de 2 milhões para Parque Florestal
30 maio 2019
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/sintra-lanca-concurso-publico-de-mais-de-2-milhoes-para-parque-florestal-2
Take 11
Sintra aprova protocolo para a construção da Ponte Verde
29 janeiro 2020
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/sintra-aprova-protocolo-para-a-construcao-da-ponte-verde
Siga os próximos capítulos, após o confinamento ,,,


 

A incompetência, ultrapassa todos os limites …


Clique nas imagens para aumentar ...

Será, que alguém saberá, o que é isto?
Isto é apenas, e só, a constatação de uma ínfima parte das enormes atrocidades e incompetências, levadas a cabo desde 2013, pelos autarcas da CM de Sintra, e da UF de Queluz e Belas, ao longo do presente mandato socialista, e que se tem imiscuído, de não se preocuparem minimamente com a vida, e a segurança, e o bem-estar de todos dos cidadãos …
Para os menos atentos …


Auto de Vistoria da CM de Sintra - 17 abril 2018

Isto é simplesmente, um “Auto de Vistoria de Segurança e Salubridade”, da Divisão de Polícia Municipal e Fiscalização, datado de 17 abril 2018, (curiosamente apenas, após um ano do início das minhas várias denuncias, reclamações e até exposições, sempre desvalorizadas), e autenticado pela assinatura de três técnicos da CM de Sintra, a saber: Assistente Técnico-Daniel Afonso, Técnico Superior-António Simões e o Arquiteto-António Saraiva!
Atente agora, a isto …
Pela gravidade a que o caso se insere, chamo a atenção para o seguinte parágrafo: cito: “Pelo exposto, existe um risco efetivo para a circulação de pessoas e bens no local, pelo que estando o edifício devidamente vedado e assinalado (da autoria, de um popular), deverá proceder-se com a máxima urgência, á realização de obras de reparação, ou eventualmente, de demolição” fim de citação! (estaríamos em 2018, mais um ano após o início das minhas denuncias, reclamações e exposições, sempre desvalorizadas).

E …
Para além deste Auto de Vistoria, da responsabilidade da CM de Sintra que até à presente data, nunca deu a devida atenção, existe ainda, do Departamento de Segurança e Emergência, mais um documento, este, referente à abertura do Processo nº 1529/2018 Doc. nº 137872019 referente ao EDITAL nº 53, da responsabilidade de Luís Moisés Morais Afonso, Chefe da Divisão de Polícia Municipal e Fiscalização, por subdelegação de competência, conferidas pelo despacho nº 5/DSE/2018, de 6 setembro.
Sobre este auto, refira-se antes do mais, o seguinte …
Erradamente, em todos os documentos emanados pela CM de Sintra, e referente a este caso explicitamente, a morada que consta nos mesmos, é indevidamente mencionado: Rua Luís Simões nº 84 em Queluz, quando na verdade, correspondem, à Rua Luís Simões, sim, mas aos nºs de polícia, 80-82 e 84 (já que se tratava de um bloco, de três antigas lojas), de que como prova, anexo foto.
Posto isto …
Neste edital nº 53, é mais uma vez constatado, a “existência de um ex-bloco de três lojas, em muito mau estado de conservação, e que ao longo dos anos tem vindo a colocar em perigo eminente, de pessoas e bens”.
Sobre este caso, foi elaborada também, com data de 10 janeiro 2019, uma Execução Coerciva emanada pelo Chefe da Divisão de Polícia Municipal e Fiscalização - Luís Moisés Morais Afonso, não tendo tido qualquer resultado prático tanto ao nível do autarca Basílio “Adolfo” Horta da CMS como da autarca Paula Alves, da UF de Queluz e Belas!
Mas
…, curiosamente, e ao fim de um percurso de quatro anos, fui subitamente alertado por alguns vizinhos no dia 28 fevereiro 2020, da presença naquele local, do Eng. Carlos Valente da CM de Sintra, fazendo-se acompanhar de variada maquinaria assim como de viaturas da CMS, que para minha surpresa, e espanto, fui pelo referido Eng.º informado de que, “ele, só teria tido conhecimento deste caso, na véspera, quando lhe teria caído na sua secretária, a referida documentação acima mencionada”!!!
Logo pensei, naquele proverbio: mais vale tarde, do que nunca …
Mas para espanto meu, a surpresa maior, estaria guardada para o fim …
É que …
Contrariamente, ao que de início o Engº Carlos Valente me tinha referido, do que constavam os trabalhos para remoção de todo, o material, que segundo o «Auto de Vistoria» estariam em perigo eminente de queda, de um momento para o outro, inesperadamente tudo viria a ser diferente …
Porquê?
Porque eu, tive o cuidado de os informar que o «Auto de Vistoria» estava incompleto, e que para segurança de todo o pessoal envolvido naquele trabalho, na zona do telheiro, onde seriam os n.ºs 82 e 80, para além de existirem várias vigas de cimento, em perigo de derrocada eminente, existiam também, várias telhas de amianto!



E a partir desse momento, o Engº Carlos Valente decidiu pura e simplesmente, tomar uma decisão extremamente errada, porque, após retirar inicialmente as vigas na zona do nº 84, decidiu deixar a zona onde a perigosidade no telheiro dos nº’ 80 e 82, era notoriamente bastante mais superior, porque, existiam telhas de amianto, e isso, fazia acrescer o grau de perigosidade.
A desculpa nada convincente, do Engº Carlos Valente para o fato, foi de que, iria sugerir que a CM de Sintra, enviasse para aquele local, uma equipa especializada para aquele trabalho, incluindo, a remoção das referidas telhas de amianto!
A real situação, é que passado mais de um ano, todas as crianças que por vezes as vejo a brincarem naquela zona, todos os cidadãos,   e não só, que transitarem habitualmente pela Rua Luís Simões, junto aos nºs de polícia 80, 82 e 84 em Queluz, estão todos sujeitos por incúria do Engº Carlos Valente, assim como de todos os responsáveis diretos, e envolvidos neste Processo nº 1529/2018, incluindo a próprio serviço de Proteção Civil Municipal de Sintra que também esteve envolvido na origem deste mesmo processo, a serem atingidos por uma derrocada, que está eminente, de vigas em cimento, arrastando consigo, várias telhas de amianto …
Da minha parte, desde 2017 que me limitei como cidadão consciente, em denunciar por inúmeras vezes e meios, a existência de mais este lamentável caso, de incompetência, e negligência …
É lamentável ...