Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Violência em Queluz - 1 ª Parte



No capítulo do panorama da (in)segurança em Queluz, a realidade é de que chegamos á conclusão dela ter vindo a aumentar significativamente a partir de meio dos anos 90.
Uma assinalável realidade devido em todos os casos, á impunidade dos responsáveis políticos eleitos pelo povo!!!

A triste realidade em Queluz, é esta!

Citando na integra: a notícia do Sintra Notícias - 8 Dezembro 2018
Semana insegura com ‘onda’ de assaltos e violência em Queluz!!!
Desde agressões físicas e verbais, assaltos, esfaqueamentos e tiroteios à noite, junto à estação da CP de Queluz-Belas, marcaram uma semana insegura
Link:
Semana difícil na Cidade de Queluz, com graves incidentes registados durante a semana.
Desde agressões físicas e verbais, passando por assaltos, esfaqueamentos e tiroteios à noite, junto à estação da CP de Queluz-Belas, marcaram uma semana insegura, junto da população de Queluz, principalmente quem habita junto à estação da CP de Queluz-Belas.
Um tiroteio com vários intervenientes e um ferido grave, numa Praceta onde existem bares abertos até altas horas da madrugada, junto à Avenida Miguel Bombarda, lançou o pânico na zona logo no início da semana.
A meio da semana [quarta-feira], entre as onze da noite e a meia noite, junto à estação da CP, várias pessoas foram assaltadas e ameaçadas por gangs.
Já durante o dia, a meio da Avenida Miguel Bombarda, confrontos físicos violentos entre grupos rivais, que se estenderam para junto da ribeira do Jamor, ficaram registados entre a população.
Mais assaltos, na quinta feira à noite, para o parqueamento da estação e para os caminhos pedonais junto à linha do comboio.
Um assalto seguido de esfaqueamento na Praceta Miguel Ângelo Lupi, junto à estação da CP, de Queluz-Belas, pelas onze da noite desta sexta-feira, culminou em mais uma semana de terror, em termos de segurança, vivida junto à estação da CP e um pouco por toda a zona envolvente.
A população residente na zona, já há longos meses que “exige” ações de policiamento com regularidade para evitar situações de insegurança que se registam, não só durante a noite, mas como durante o dia, sentida por todos.
Fim de citação!!!

Citando: O Observador de 14 Julho 2019
Confrontos, fizeram três feridos esfaqueados, e fecharam a estação
Queluz/Belas
Link:
Uma rixa entre grupos rivais provocou três feridos com esfaqueamentos e levou ao encerramento temporário da estação de Queluz/Belas na Linha de Sintra. Confrontos envolveram cerca de 100 pessoas.
A estação de Queluz/Belas na linha de Sintra foi encerrada temporariamente na noite de sábado, na sequência de confrontos com facas entre grupos rivais.
De acordo com fonte da PSP, citada pela CM TV, há pelo menos três feridos esfaqueados, dois homens e uma mulher, que foram levados para o Hospital Amadora Sintra.
Um agente das forças de segurança que se deslocaram ao local terá sido atingido por uma garrafa e foi também hospitalizado. Nenhum das vítimas foi ferida com gravidade.
Segundo a mesma fonte, os confrontos terão envolvido mais de uma centena de pessoas.
O alerta para os confrontos foi transmitido à PSP às 23:29, via 112, através de um telefonema de um cidadão a reportar atos de violência naquele local, adiantou fonte policial à agência Lusa.
A PSP deslocou-se ao local e deteve dois homens, por terem obstruído e, por consequência, provocado a suspensão temporária da circulação de comboios naquela estação.
Fim de citação
Face á gravidade destes confrontos, a União das Freguesias de Queluz e Belas, limitou-se, a divulgar no dia 18 Julho 2019 um lacónico comunicado, apenas e só, a nível interno do seu Boletim da referida UF Queluz Belas, e por isso sem o "devido impacto público que o caso bem justificaria"!!!
Comunicação da UF Queluz Belas - 18 Julho 2019  
Cito
Link
Na noite de 13 para 14 de julho ocorreram em Queluz confrontos entre grupos que envolveram mais de uma centena de pessoas, vindas de vários locais.
A PSP teve uma intervenção imediata, com diversos elementos e fez detenções, tendo um agente sofrido ferimentos no decurso dos tumultos.
Foram atos graves, censuráveis e repudiáveis os que foram perpetrados e que geraram uma onda de insegurança.
A Junta de Freguesia de Queluz e Belas repudia todo e qualquer ato que coloque em causa o direito à liberdade e à integridade física.
A Junta de Freguesia reconhece o esforço da PSP de, com os escassos elementos de que dispõe, atuar para manter a ordem pública com o mínimo de segurança para os seus próprios agentes que, inclusive, nessa mesma noite, tiveram de se distribuir por outras freguesias do Concelho com situações idênticas, mas não tão graves.
A Junta de Freguesia tem vindo a agilizar com a PSP e a Câmara Municipal de Sintra medidas para proceder ao encerramento de estabelecimentos em infração à lei e ordem pública e a uma atuação pronta, eficaz e eficiente para acabar com festas na zona urbana não licenciadas por qualquer autoridade.
Mas entendemos que o sistema de videovigilância para o Pendão, no âmbito do Contrato Local de Segurança, proposto pela Junta de Freguesia, assegurará a prevenção e repressão de comportamentos contrários à lei, devolvendo à população o devido sentimento de segurança.
Na sequência dos acontecimentos referidos, a Câmara Municipal de Sintra já anunciou publicamente a implementação de diversas medidas de que destacamos a criação de videovigilância nas estações de comboios, atribuição de viaturas à PSP e reunião do Conselho Municipal de Segurança com altas entidades com responsabilidade Governativa na área da Segurança.
Aguardamos com expetativa, mas com serenidade os resultados da reunião e, nomeadamente, que o Ministério da Administração Interna adote medidas de reforço imediato dos meios policiais nas zonas urbanas do Concelho para manter a ordem pública.
A Presidente da Junta
Paula Alves 
#- Em relação aos lamentáveis fatos ocorridos, assim como em resposta a este comunicado emanado pela UF Queluz Belas, foi registado com apreensão e desagrado que até ao dia de hoje, 11 setembro 2019, nunca tivesse surgido uma qualquer resposta ou reação por parte do Ministério da Administração Interna, ou qualquer outra entidade com diretas responsabilidades no capítulo da segurança em Queluz.
Sobre o capitulo da "criação de um sistema de videovigilância" em Queluz, e tendo em conta, a ineficácia dos responsáveis do poder regional e local, isso não passará de uma utopia!!!
Tendo em conta as caraterísticas dos responsáveis do poder local/regional que têm existido em Queluz, é de fácil perceção, que a anunciada instalação de um adequado e complexo sistema de vídeo vigilância em Queluz, apenas será mais um, entre os infindáveis casos do “catálogo de promessas eleitorais”!
…., o seja, uma genuína falácia ….
Para alguns cidadãos de Queluz, isto já não é novidade ....
..., porque à muito, que se acostumaram ao fato de como em tempo de eleições, é sempre tão fácil fazerem-se os mais variados tipos de promessas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...