Powered By Blogger

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O caos no SNS !

Fonte Google

É demasiado perturbador como os cidadãos em particular, e a classe politica no geral, se tem vindo a acomodar facilmente com casos tão degradantes, como é por exemplo, o estado do SNS em Portugal!
Prova disso, é a ausência de qualquer tipo de reações, referente ao caso da falta de medicamentos!!!
De má memória, é a realidade de António Marques, que com 61 anos, para além de ser mais uma vítima de cancro no pulmão, viria a falecer enquanto esperava pelo resultado de uma biopsia, que estranhamente, terá demorado cerca de 50 dias!!! 
Este é simplesmente, mais um deplorável exemplo do estado degradante do Serviço Nacional de Saúde, no país que continua há quarenta e cinco anos a sonhar, com as prometidas conquistas de abril!
A estes casos, junta-se igualmente a ridícula situação que tem envolvido o novo Centro de Saúde de Queluz, onde dificilmente se têm mantido alguns dos médicos que para ali têm sido destacados!
E o mais grave, é o fato da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, ainda não ter prestado qualquer informação aos utentes do referido Centro de Saúde de Queluz, sobre a resolução deste caso, incluindo, a tão ansiosa reposição, do número de médicos em falta!

Centro de Saúde de Queluz 

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, “Portugal, é um dos quatro países, dos 33 analisados, que reduziram as despesas em saúde pública entre 2000 e 2017, isso mesmo, é referido no editorial da britânica The Lancet.
Citação:
Cuidados nacionais de saúde em Portugal - uma nova oportunidade!
The Lancet - 12 de outubro de 2019
Em 15 de setembro, Portugal comemorou o 40º aniversário de seu sistema nacional de saúde. Desde a sua criação, houve um progresso impressionante nos indicadores de saúde de Portugal. A mortalidade infantil por 1000 nascidos vivos diminuiu de 3,3 em 2006 para 2,9 em 2017, e a expectativa de vida de homens e mulheres aumentou mais de 4 anos no mesmo período para 81,3 anos (maior que a média da UE). No entanto, a maré está mudando e, após a crise económica, os cortes nos gastos públicos introduziram novos desafios. Segundo a OMS, Portugal é um dos únicos quatro países (dos 33 analisados) que reduziram os gastos em saúde pública entre 2000 e 2017.
(O Blog "A Postura" sabe, que o pico dos gastos do Estado com o SNS foi alcançado em 2010, ultrapassando os 10 mil milhões de euros.) 
Como esse investimento em queda está impedindo a modernização de hospitais e a substituição de equipamentos médicos obsoletos, a assistência privada está se expandindo. A força de trabalho médica pública, desencorajada por más condições de trabalho, está procurando emprego no setor privado e no exterior. Consultas odontológicas e testes de diagnóstico são mais frequentemente fornecidos pelo setor privado, e estão desencadeando um aumento nas despesas com pacientes, que já representam 28% do total de gastos com saúde, substancialmente acima da média da UE (15%), de acordo com Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico. Outros tratamentos efetivos estão ficando restritos à população que pode pagar atendimento privado. Os políticos enfrentam desafios nos dois extremos da faixa etária: as taxas de pobreza infantil estão acima da média da UE, e o envelhecimento da população, uma das mais antigas da Europa, é prejudicial à saúde, com baixa qualidade de vida nos últimos anos.
Em 6 de outubro, o Partido Socialista, um partido político de centro-esquerda, venceu as eleições gerais, apesar de não conseguir a maioria.
Em seu manifesto, António Costa, o líder do partido, estabeleceu quatro grandes desafios a serem enfrentados pelo próximo governo: mudança climática, demografia, transição para uma sociedade digital e desigualdade. No momento em que o sistema nacional de assistência médica não atende mais às necessidades de uma parte substancial da população, o governo reeleito deve aproveitar esta nova oportunidade para priorizar a saúde e tornar a assistência médica acessível a todos.
Fim de citação

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...