Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dá que pensar …


Clique na imagem para aumentar

(cito)
O vírus, é um lembrete de algo perdido há muito tempo!

Ao reconstruir um mundo destruído, teremos a chance de escolher uma vida menos apressada!!!
Por volta do ano 1600, o clima em grande parte da Europa esfriou substancialmente, na última fase do que foi chamado de Pequena Era do Gelo. Ao todo, durou 300 anos. Os invernos eram brutalmente frios e os verões eram húmidos e frios, reduzindo bastante a estação de crescimento. Culturas falharam. As pessoas morriam de fome. Mas a mudança no clima forçou os pescadores ingleses, franceses e holandeses a construir barcos melhorados, capazes de seguir os peixes mais a oeste e sobreviver a longas viagens pelos mares agitados. Sem dúvida, algumas dessas novas embarcações de construção de barcos levaram aos navios de hoje.

A inovação geralmente surge em períodos de adversidade. Nas últimas semanas, vimos uma invenção tão bem-vinda germinando na horrenda crise do coronavírus. Considere, por exemplo, as muitas novas plataformas de ensino on-line ou o uso de termómetros inteligentes Bluetooth baratos capazes de transmitir a febre e a geolocalização de uma pessoa para um banco de dados distante, ou membros da Orquestra Sinfónica de Toronto apresentando-se juntos e separados por 29 locais diferentes usando seus smartphones.
Nos maus momentos, a inovação pode ocorrer nos hábitos mentais e nas novas tecnologias. A pandemia assustadora do COVID-19 pode estar criando uma mudança agora - forçando muitos de nós a desacelerar, a passar mais tempo em reflexão pessoal, longe do barulho e do alvoroço do mundo. Com mais tempo de silêncio, mais privacidade, mais tranquilidade, temos a oportunidade de pensar sobre quem somos, como indivíduos e como sociedade.
Hábitos da mente e estilo de vida não mudam facilmente. Sem perceber, entramos lentamente nas rotinas de nossas vidas, como nos acostumamos a viver em uma rua barulhenta que não conseguimos lembrar de nossa vizinhança anterior e de um tempo de silêncio. Alguma força poderosa deve atacar para nos acordar do nosso sono. Agora nós fomos atingidos. Temos a chance de perceber: estamos vivendo muito rápido. Vendemos nosso eu interior ao diabo da velocidade, eficiência, dinheiro, hiperconectividade, "progresso".
Desde a Revolução Industrial, o ritmo da vida foi impulsionado pela velocidade do comércio e dos negócios. E a velocidade dos negócios, por sua vez, foi impulsionada pela velocidade da comunicação. Na década de 1830, o novo dispositivo de comunicação rápido era o telégrafo, capaz de retransmitir informações em cerca de 3 bits por segundo. Essa velocidade aumentou para cerca de 1.000 bits por segundo em meados da década de 1980 com o advento da Internet. Hoje, a taxa é de 1.000.000.000 de bits por segundo. O aumento resultante da produtividade no local de trabalho, juntamente com a equação tempo-igual-dinheiro, levou a nossa percepção aguda dos usos comerciais e orientados para objetivos do tempo.

Como resultado, criamos um estilo de vida frenético no qual não se gasta um minuto. As preciosas 24 horas de cada dia são cortadas, dissecadas e reduzidas a 10 minutos de unidades de eficiência. Ficamos agitados e com raiva na sala de espera de um consultório médico, se estivermos aguardando por 10 minutos ou mais. Ficamos impacientes se nossas impressoras a laser não cuspirem pelo menos cinco páginas por minuto. Não podemos sentar em silêncio em uma cadeira por 10 minutos. E devemos estar conectados à rede o tempo todo. Levamos nossos smartphones e computador connosco nas férias. Examinamos nosso e-mail em restaurantes ou nossas contas bancárias on-line enquanto caminhamos no parque. Tornando-nos escravos das nossas nomeações “urgentes”, listas de tarefas e dependência de estímulos ininterruptos pelo mundo externo.a velocidade de caminhada de pedestres em 34 cidades ao redor do mundo aumentou 10% apenas no período de 10 anos, de 1995 a 2005. E tudo isso aconteceu de forma invisível. Pouco a pouco, o barulho e a velocidade do mundo aumentaram, de modo que mal podemos lembrar de uma era de lentidão e quietude, quando podíamos deixar nossa mente vagar e pensar no que eles queriam pensar, quando tínhamos tempo para considerar para onde estávamos indo e no que acreditávamos.
Mas agora fomos atingidos. Com muitos locais de trabalho fechados, com restaurantes e cinemas, gráficas e lojas de departamento fechadas, agora que muitos de nós passamos as 24 horas de cada dia isoladas nas pequenas cavernas de nossas casas, de repente nos encontramos sozinhos com nossos pensamentos. (Excluem-se aqui pessoas como os heróicos trabalhadores nos cuidados de saúde e nos supermercados e pais com filhos pequenos ou parentes idosos que precisam de atenção constante.) Em casa, tempo e espaço se abriram em nossas mentes.
Mesmo para quem continua sua vida profissional trabalhando on-line, os horários se tornam mais flexíveis. As demandas recuaram. As rotinas diárias foram interrompidas. De repente, temos um tempo desestruturado, flutuante e atraente. Esse terrível desastre nos libertou da prisão de nossas vidas movidas pelo tempo. Pelo menos por alguns meses, temos a chance de desacelerar. No passado, tivemos poucas oportunidades de fazê-lo, varridas pela maré crescente de prosperidade e velocidade no mundo moderno.

O que pode ser recuperado com uma vida menos apressada? Primeiro, como muitas pessoas notaram e, como discuti no meu livro Em louvor ao desperdício de tempo , há simplesmente o reabastecimento necessário da mente que vem de não fazer nada em particular, de fazer longas caminhadas mentais sem destino, de encontrar alguns momentos de Quieto longe do barulho do mundo. A mente precisa descansar. A mente precisa de períodos de calma. Essa necessidade foi reconhecida por milhares de anos. Foi descrito já em 1500 aC, nas tradições de meditação do hinduísmo. Mais tarde no budismo. Uma passagem antiga do Dhammapada budista diz: “Quando um monge entra num lugar vazio e acalma sua mente, ele experimenta uma delícia que transcende a dos outros homens.”
Com um certo grau de liberdade de nossas vidas controladas pelo tempo, também surge uma maior criatividade. Os psicólogos sabem há muito tempo que a criatividade prospera com o tempo não estruturado, com a brincadeira, com o "pensamento divergente" não direcionado, com as divagações sem propósito pelas mansões da vida. Gustav Mahler fazia rotineiramente caminhadas de três ou quatro horas após o almoço, parando para anotar ideias em seu caderno. Carl Jung fez seu pensamento e escrita mais criativos quando tirou uma folga de sua prática frenética em Zurique para ir para sua casa de campo em Bollingen, na Suíça. No meio de um projeto de escrita, Gertrude Stein passeava pelo campo olhando vacas. Nós e nossos filhos precisamos de mais tempo para brincar. Em um relatório clínico de 2007 da Academia Americana de Pediatria, o médico Kenneth R. Ginsburg escreveu que "brincar permite que as crianças usem sua criatividade enquanto desenvolvem sua imaginação, destreza e força física, cognitiva e emocional". No entanto, “muitas [crianças] estão sendo criadas em um estilo cada vez mais apressado e pressionado, que pode limitar os benefícios de proteção que eles obteriam com o brincar dirigido por crianças”. Com o abrandamento forçado da vida concedido pelo coronavírus, agora estamos vendo uma explosão de ideias e inovações criativas em muitas partes do mundo. Na Itália, cidadãos em quarentena estão cantando nas varandas. Escritores criaram novos blogs. Os pais desenvolveram novos projetos de arte para seus filhos. "No entanto," muitas [crianças] estão sendo criadas em um estilo cada vez mais apressado e pressionado, que pode limitar os benefícios de proteção que eles obteriam com o brincar dirigido por crianças ". Com o abrandamento forçado da vida concedido pelo coronavírus, agora estamos vendo uma explosão de ideias e inovações criativas em muitas partes do mundo. Na Itália, cidadãos em quarentena estão cantando nas varandas. Escritores criaram novos blogs. Os pais desenvolveram novos projetos de arte para seus filhos. "No entanto," muitas [crianças] estão sendo criadas em um estilo cada vez mais apressado e pressionado, que pode limitar os benefícios de proteção que eles obteriam com o brincar dirigido por crianças ". Com o abrandamento forçado da vida concedido pelo coronavírus, agora estamos vendo uma explosão de ideias e inovações criativas em muitas partes do mundo. Na Itália, cidadãos em quarentena estão cantando nas varandas. Escritores criaram novos blogs. Os pais desenvolveram novos projetos de arte para seus filhos.

Mas há algo mais a ser recuperado, algo mais subtil, mais delicado, quase impossível de citar. Essa é a restauração de nosso eu interior. Pelo eu interior, quero dizer, aquela parte de mim que imagina, sonha, explora, que constantemente questiona quem eu sou e o que é importante para mim. Meu eu interior é minha verdadeira liberdade. Meu eu interior me enraíza para mim e para o chão abaixo de mim. A luz do sol e o solo que nutrem meu eu interior são a solidão e a reflexão pessoal. Quando ouço meu eu interior, ouço a respiração do meu espírito. Essas respirações são tão pequenas e delicadas que preciso de quietude para ouvi-las, preciso de lentidão para ouvi-las. Eu preciso de vastos espaços silenciosos em minha mente. Eu preciso de privacidade Sem a respiração e a voz do meu eu interior, sou prisioneira do mundo frenético ao meu redor. Sou prisioneira do meu trabalho, meu dinheiro, as roupas do meu armário. O que eu sou? Preciso de lentidão e silêncio para refletir sobre essa pergunta.
Às vezes, imagino a América como uma pessoa e penso que, como uma pessoa, toda a nossa nação tem um eu interior. Nesse caso, nossa nação reconhece que tem um eu interior, nutre esse eu interior, ouve sua respiração para saber quem é a América e em que acredita e para onde está indo? Se os cidadãos desta nação, como eu, perderam algo do nosso interior, então e a nação como um todo? Se nossa nação não pode ouvir seu eu interior, como pode ouvir os outros? Se nossa nação não pode se conceder verdadeira liberdade interior, como pode permitir a liberdade para os outros? Como isso pode trazer uma compreensão respeitosa e uma convivência harmoniosa com outras nações e culturas, para que possamos realmente contribuir para a paz e o bem-estar do mundo?

Como muitos de nós, terei a chance de refletir sobre isso por vários meses. Mas essa auto-reflexão, tal tendência para o eu interior, não é um evento único. Deve ser uma parte contínua de uma vida vivida deliberadamente, usar a linguagem de Henry David Thoreau. E essa vida deliberada requer uma mudança duradoura de estilo de vida e hábitos. Em algum momento, o coronavírus passará, ou pelo menos recuará, para a névoa de outros vírus e doenças. Haverá (e já é) sofrimento impressionante e perda de vidas, enorme devastação económica. Essa tragédia não pode ser exagerada. Durante anos, estaremos tentando reconstruir o mundo quebrado. Mas talvez o estilo de vida mais lento nesses meses possa ajudar a juntar as peças. E talvez um modo de vida mais contemplativo e deliberado possa se tornar permanente. (tradução livre)
(fim de citação)
Alan Lightman - é um escritor e físico que ensina no MIT, os seus últimos livros são Três Chamas e Procurando Estrelas  numa ilha no Maine.

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...