Powered By Blogger

domingo, 15 de dezembro de 2019

Pecar, por defeito?!

Fonte Google - Clique na imagem para aumentar 

Não sei!
E, até chego mesmo, a ter bastantes dúvidas!
Mas ….
Como é que, segundo foi avançado ainda em 2018 pela revista Sábado, num inquérito revelador da existência em Portugal, de cerca de 4.000 pessoas sem tecto, ou seja, na rua.
Por outras palavras, existiam 1. 443 sem abrigo!
Quase metade desse número (45%) teriam sido identificadas apenas, e só na Área Metropolitana de Lisboa!
23 novembro 2018 por Lusa
Onde se inclui, uma lista de notícias de dúbia resolução!!!
Para além de um inquérito, que revela existirem mais de 4.000 sem abrigo em Portugal Continental, e que 1.443 dessas pessoas sem teto, ou seja, na rua, quase metade desse número (45%) foram identificadas na Área Metropolitana de Lisboa !!!
Vem isto a propósito do fato, de quando as atenções ainda estavam centradas na polémica entre Ferro Rodrigues e o deputado André Ventura do Chega, envolta na polémica das palavras, “Vergonha e Vergonhosa”, heis senão, quando, entretanto, davam á costa algarvia na zona do Monte Gordo, oito marroquinos!
A quem curiosamente lhes viria o estado português atribuir, à semelhança de outros que chegaram a Portugal, como preocupação inicial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi tratar do estado de saúde de cada um, e posteriormente, providenciar a documentação (ainda em análise), referente ao pedido para a sua permanência em território nacional, para além de lhes serem garantida a assistência médica, e todas as outras condições, como é o caso do alojamento, e meios de subsistência!!!
Curiosamente, o mesmo estado português, de que ao fim dos 45 anos após abril, apenas se sabe entre outras promessas ....

Fonte Google - Clique na imagem para aumentar 

O Presidente dos afetos, diz que o Governo já tomou medidas para desbloquear respostas para os sem-abrigo !
Menos de um mês depois de ter Marcelo Rebelo de Sousa ter criticado a “paragem”, na concretização da estratégia nacional de integração dos sem-abrigo, o Presidente reconhece entretanto que alguns passos foram dados para “desbloquear pontos sensíveis” !!
Câmara de Lisboa vai disponibilizar 400 casas para sem-abrigo até 2023
O plano prevê um reforço na resposta de habitação, de acolhimento temporário e emergência, e que será criada uma bolsa de emprego público municipal, além de novas respostas na saúde e na autonomização desta população.
Câmara do Porto quer estratégia para os sem-abrigo incluída no Orçamento do Estado.
Governo prometeu investir 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo até 2020, mas autarquia ainda não recebeu nada. Rui Moreira pede atenção ao tema já no próximo Orçamento do Estado
Lisboa quer acabar com os sem-abrigo em dois anos !
Na capital, existem 361 pessoas que vivem sem-tecto.
Na rua, somos todos nós !!!
Se amanhã perder o emprego, sem ter para onde ir, juntar-me-ei ao milhão de pessoas sem-abrigo por essa Europa fora, 4.000 só em Portugal. Deixarei de ter mãos e pernas, rosto e voz para falar!
É mesmo possível erradicar o problema dos sem-abrigo?
Marcelo definiu como desígnio nacional erradicar o drama dos sem-abrigo até 2023. E pressionou o Governo a agir. Quem está no terreno acredita que é possível, mas avisa ...., é preciso fazer muito mais !
Marcelo não quer deitar numa caixa de cartão, a estratégia, para os sem-abrigo.
O Presidente da República pede rapidez na aplicação da futura estratégia para os sem-abrigo !!!
Todo o Governo envolvido para integrar os sem-abrigo!
“O importante é que teremos respostas adequadas, não é correto dizer que vamos acabar com os sem-abrigo. O fenómeno é dinâmico”, diz Secretária de Estado da Segurança Social
Reforçar a intervenção, com aposta na prevenção e no acompanhamento caso a caso, gerando uma ação integrada para evitar duplicação de trabalho no terreno são objetivos da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) até, 2023!
Como diria a sabedoria popular "ver, para crer", e ponto final

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...