Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

SUMA versos, SMAS de Sintra !


Seria de muito mau tom, protelar ou ignorar o tema da higiene e limpeza no contexto urbano em Queluz, sem abordar a continua e deficitária atuação do SMAS de Sintra, enquanto empresa responsável pela “recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos assim como, a Limpeza Urbana em Queluz!!!
“A triste realidade é esta, em Queluz, tudo o que muda é sempre para pior”
Para que se possa fazer o devido enquadramento, é inegável assinalar que a responsabilidade do atual estado de completa degradação nos serviços do SMAS de Sintra, com incidência na recolha de resíduos e limpeza urbana em Queluz que esteve na origem, no cancelamento do contrato do município sintrense que vigorava á largos anos, com a SUMA!



Este é mais um, entre os infindáveis casos de negligência que apenas servem para porem a nu, a credibilidade atribuída a quem frequentemente profere que: "um estado que não seja capaz de proteger os seus cidadãos, é um estado que não cumpre o seu mandato"!!!
Oh! mas como foi bom saber isso ….
Pena é que se contradiz ao afirmar, que “as boas ideias não têm pátria”, e ponto final
Ao longo dos vários anos, enquanto vigorou o contrato foram sempre inquestionáveis os serviços da SUMA, em que esta empresa cuidou na recolha de resíduos, ou na limpeza urbana em Queluz, são prova disso, a atribuição de vários prémios de excelência empresarial
Nesses tempos da SUMA, até Queluz cheirava melhor!!!
No âmbito nacional, a SUMA foi considerada, por vários anos consecutivos, como uma “Marca de Confiança – Ambiente”, na categoria de “Empresas de Tratamento dos Resíduos”, que, enquanto galardão votado diretamente por uma amostra significativa da população portuguesa, é bem revelador da relação dos padrões de qualidade das operações e da confiança estabelecida nas parcerias em que a SUMA tem vindo a integrar com relevância!!!
Nunca, em tempo algum existiu em Queluz uma empresa que tivesse prestado um serviço de tão grande qualidade e profissionalismo, como o que foi efetuado, pela SUMA!!!
Vejam-se algumas diferenças ….
A SUMA, recolhia todos os dias os resíduos urbanos e fazia limpeza urbana 
O SMAS Sintra, ainda hoje não faz!
A SUMA, lavava e desinfestava todos os contentores dos resíduos urbanos!
O SMAS Sintra, nunca fez!
O SMAS Sintra, tem uma lista interminável, de contentores destruídos!!!


Referência seja feita, sobre as inequívocas qualidades do profissionalismo demonstrado nos serviços prestados pela SUMA, nos vários anos em que esteve em Queluz, enquanto responsável pela recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e a Limpeza Urbana.
E que melhor forma para realçar este artigo, anexar como prova disso, alguns curiosos testemunhos de ex-presidentes, da CM de Sintra?

Edite Estrela-Presidente da Câmara Municipal de Sintra-2001

«(…) permito-me destacar a recente constituição da HPEM (…) e a adjudicação à SUMA do serviço de recolha nas Freguesias de Queluz, Monte Abraão, Massamá e Cacém (…). Fruto dessa união, foi possível obter inegáveis benefícios para a população, não só a nível do serviço de recolha, mas sobretudo no âmbito da triagem dos resíduos para reciclagem, uma vez que ao longo dos últimos meses, foram criados 200 novos ecopontos, representando mais 600 pontos de recolha seletiva.»

Fernando Seara-Presidente da Câmara Municipal de Sintra-2009

«Deste esforço de medidas, a parceria entre a HPEM - empresa Municipal de Higiene Pública - e a SUMA continua a frutificar, consolidando o percurso comum na melhoria contínua das vertentes de intervenção, que aliada ao facto de a SUMA vir ao encontro das realidades e necessidades de Sintra, aplicando os mais eficazes e inovadores recursos, são sobejas razões para justificar a extensão por mais oito anos da associação entre a empresa e o Município.»
Palavras para quê?
Mas, no dia 6 de julho de 2010, o jornal o Público ….
…, dava conta de que a empresa de higiene pública admitia, poder voltar ao contrato inicial, para recolha do lixo em Sintra!
Cito:
Infelizmente para todos os cidadãos de Queluz, a realidade viria a ser bem diferente, é que a SUMA em Queluz, só quando:

Contratos celebrados com:  Suma Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.

Data de publicação: 23 abril 2019
Entidade adjudicante:  Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Suma Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.
Designação do Contrato: Aquisição de serviços de limpeza de praias do concelho de Sintra, para 5 meses, ajuste direto – critérios materiais por motivo de urgência imperiosa para se assegurar este serviço por questões de salubridade e higiene pública
Data de celebração do contrato: 15 abril 2019
Preço contratual: 70.500,00
Prazo de execução: 152 dias 
=
Data de publicação: 21 março 2019
Descrição: Contrato: Aquisição de serviços de limpeza pública com varrição na Freguesia de Rio de Mouro - Lote 4
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Suma Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.
Designação do Contrato: Aquisição de serviços de Limpeza Pública com Varrição na Freguesia de Rio de Mouro, nos termos das condições estabelecidas no caderno de encargos, Anexo B - cláusulas técnicas e especificações técnicas do lote, áreas de intervenção, listagens com as periodicidades de intervenção, esclarecimentos e proposta adjudicada
Data de celebração do contrato: 18 março 2019
Preço contratual: 2.495.000,00
Prazo de execução: 1800 dias
=
Data de publicação: 21 março 2019
Descrição: Contrato: Aquisição de serviços de Limpeza Pública com Varrição na cidade de Agualva Cacém e Monte Abraão, nos termos das condições estabelecidas no caderno de encargos, Anexo B - cláusulas técnicas e especificações técnicas do lote, áreas de intervenção, listagens com as periodicidades de intervenção, esclarecimentos e proposta adjudicada e proposta adjudicada
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Suma Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.
Data de celebração do contrato: 18 março 2019
Preço contratual: 3.545.000,00
Prazo de execução: 1800 dias
=
Data de publicação: 17 setembro 2019
Entidade adjudicante: Município de Sintra
Entidade adjudicatária: Suma Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.
Descrição: Contrato: Concurso Público para Aquisição de Serviços de Limpeza, Lavagem e Remoção de Resíduos da Feira Semanal de Monte Abraão
Data de celebração do contrato: 29 maio 2019
Preço contratual: €118.322,88
Prazo de execução: 1095 dias

Fonte: Google

Assim, a partir de 1 de dezembro de 2017, os SMAS de Sintra assumiam a totalidade do serviço de recolha e transporte dos resíduos urbanos assim como, a limpeza urbana no município de Sintra.
Os SMAS de Sintra iniciaram a partir do dia 20 de novembro de 2017, o processo de substituição dos contentores de resíduos sólidos nas localidades de Pendão, Queluz, Monte Abraão, Massamá, Agualva, Cacém, São Marcos, Vale Mourão e Mira Sintra!
Era previsto, no entanto ….
No aviso de quem pressentia uma má opção anunciava que, “a referida substituição, poderia provocar algumas “perturbações temporárias” pelo que era pedido a compreensão a todos os munícipes!
E ainda que ….
Os Serviços Municipalizados passavam, desse modo, a efetuar a recolha em toda a área do município de Sintra, mas “com as perturbações temporárias, a passarem a definitivas!!!”!
E…, as reações a esta mudança não se fizeram esperar!
A realidade viria a ser bem diferente, e assim, a responsabilidade pela recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e pela Limpeza Urbana em Queluz, seria atribuída ao SMAS de Sintra.
É indesmentível que, “em Queluz, tudo o que muda é sempre para pior”!!!
Perante a inequívoca contestação dos sucessivos casos de negligência após, os meados dos anos 90, em particular no capítulo da higiene e limpeza pública urbana em Queluz, onde o estado degradante dos contentores de RSU são uma fiel imagem disso mesmo, em nada desfiguraria o conceito semelhante a uma Pocilga!!!
Para quê escamotear se a realidade está ao alcance de todos, só não vê …!
São disso prova …

Serviço de Qualidade !!!

Dispensa comentários !!!

Conclusão:
Observe-se atentamente as diferenças entre.
1º Qual é, o perfil de SMAS de Sintra?
2º Qual é, o perfil da SUMA?
3º após obtidos os resultados, cada leitor que tire as suas próprias ilações!
# - Será de todo interessante referir aqui, que o que esteve em causa nesta notícia, não foi o “SMAS de Sintra”, e muito menos a quem a eles está ligado profissionalmente, pelos mais diversos cargos!
O que esteve em causa na elaboração desta notícia, foi avaliar em termos de “causa efeito”, o fato de os SMAS de Sintra terem vindo substituir a SUMA, em Queluz!!!
E o que é pretendido referir, isso sim, é apenas e tão só o que difere os SMAS de Sintra, da SUMA, especificamente no capítulo, da recolha e transporte dos resíduos urbanos, incluindo, a limpeza e desinfestação dos contentores, assim como, a limpeza urbana!
Não deixará de ser igualmente curioso, o fato de que ao fim dos 2 anos de atividade dos SMAS de Sintra em Queluz, é preocupante, o numero de contentores de resíduos urbanos, destruídos!!!


Existe uma rua em Queluz, que só por existirem dois contentores de modelos diferentes, não estão todos destruídos, quase á um mês, porque os SMAS de Sintra não têm de momento, contentores para substituição!!!
Para além, desta lamentável situação ....
..., tem-se registado com bastante frequência em variadas ruas de Queluz, a existência de um cheiro nauseabundo proveniente dos esgotos urbanos, esta lamentável situação, deve-se ao fato de não existir uma adequada intervenção, por parte dos serviços competentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário


Como autor/editor do Blog A Postura, informo que são permitidos todos os comentários, aos leitores e seguidores maiores de 18 anos, do Blog e possuidores de conta no Google!

A sua participação, é muito importante ...